PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ministra Anielle Franco fará pronunciamento em rede nacional sobre dia da Consciência Negra

Mensagem da líder do Ministério da Igualdade Racial deve ressaltar o legado do Quilombo dos Palmares e sinalizar para os desafios futuros para pessoas negras
Imagem mostra Anielle Franco levantando um dos braços e sorrindo.

Foto: André Borges

19 de novembro de 2023

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, fará na noite deste domingo (19)  um pronunciamento em rede nacional em razão do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. A expectativa é de que a fala seja veiculada em toda rede pública de radiodifusão às 20h.

Anielle deve apresentar uma mensagem para exaltar o legado do Quilombo dos Palmares, apontar para os problemas enfrentados pela população negra e destacar a resistência histórica no país.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A ministra também abordará a participação transversal da pasta em outros ministérios e o direcionamento de recursos com recorte para pessoas negras. O roteiro do vídeo foi entregue no dia 10 de novembro e terá a duração de aproximadamente três minutos.

Na sexta-feira (17), a ministra da Igualdade Racial fez uma coletiva de imprensa com canais de mídia negra, com a participação da Alma Preta. Durante o diálogo, foi apresentado que a pasta e a Secretaria de Comunicação desenvolveram um plano de comunicação antirracista para a administração pública.

A informação é de que o presidente Lula assinará decreto para criação de um Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) com a responsabilidade de criar um “Plano de Comunicação Antirracista da Administração Pública” em 90 dias.

O GTI terá reuniões quinzenais e será composto por integrantes do MIR e da Secom, que convidarão pessoas da sociedade civil para os trabalhos. O grupo também terá o papel de desenvolvimento de mídias negras e de promoção de maior diversidade em publicidades e patrocínios do Estado.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Pedro Borges

    Pedro Borges é cofundador, editor-chefe da Alma Preta. Formado pela UNESP, Pedro Borges compôs a equipe do Profissão Repórter e é co-autor do livro "AI-5 50 ANOS - Ainda não terminou de acabar", vencedor do Prêmio Jabuti em 2020 na categoria Artes.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano