Pesquisar
Close this search box.

Novembro Negro: MIR lança mapa com eventos do Mês da Consciência Negra

A iniciativa faz parte da campanha "Brasil pela Igualdade Racial"
Imagem mostra uma colagem com uma mulher negra de braços cruzados e um homem negro sorrindo.

Foto: Divulgação

6 de novembro de 2023

No Brasil, o mês de novembro é marcado pela luta contra o racismo e a celebração da resistência de Zumbi e Dandara dos Palmares. Pensando nisso, o Ministério da Igualdade Racial mapeou cerca de 230 ações que serão realizadas por todo o território brasileiro durante o mês da consciência negra e as reuniu em um mapa virtual, disponível no site do governo federal.

A iniciativa faz parte da campanha “Brasil pela Igualdade Racial”, que tem como foco o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro. Grande parte dos eventos visa relembrar a importância histórica da luta negra e apresentar como a cultura afro-brasileira se estende pelo país.

As atividades serão promovidas por entidades da sociedade civil e por órgãos ligados ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). Os eventos variam entre rodas de conversas, palestras, marchas, encontros, lançamentos, desfiles, e outras modalidades. 

Entre os projetos presentes no mapa, está o 1º Encontro Nacional do Movimento de Equidade Racial no Futebol, que acontece em Salvador  no dia 22 de novembro com a organização do Movimento de Equidade Racial no Futebol (MOVER FUTEBOL). Em Feira de Santana (BA), o Fórum da Juventude Preta Baiana marca presença no mapa entre os dias 16 e 18 de novembro.

Em Altamira, município no Pará, o Coletivo de mulheres negras Maria Comunema organiza o “Seminário de Combate ao Racismo: “Diversidade e Educação Antirracista”, planejado para acontecer no dia 14 de novembro na Casa de Cultura. 

Em São Paulo, o Festival da Consciência Negra “Zumbi e Dandara”, organizado pela Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), reunirá oficinas, exposições, mostras da culinária afro-brasileira, entre outros conteúdos que estarão presentes no Galpão do Campo, entre os dias 17 e 19 de novembro.

Um dos destaques do mapa fica por conta do Desfile da Moda Afro. Promovido pelo Fórum de Promoção da Igualdade racial Benedita da Silva, em Diadema (SP), a ação, que acontecerá em 25 de novembro, faz parte do fechamento do curso de corte e costura oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho na Fundação Florestan Fernandes. 
Membros da sociedade civil que estejam promovendo eventos com foco no novembro negro e queiram que eles façam parte do Mapa pela Igualdade Racial podem se inscrever pelo formulário disponibilizado pelo Ministério da Igualdade Racial.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano