PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Oito em cada 10 prefeitos que tentaram reeleição conquistaram novo mandato

Os reeleitos representam 44,67% do total de candidatos que venceram o primeiro turno da eleição de 2024
Imagem mostra um eleitor registrando o voto dentro da cabine de votação.

Imagem mostra um eleitor registrando o voto dentro da cabine de votação.

— Getty Images

9 de outubro de 2024

Mais de 3 mil prefeitos buscaram a reeleição no primeiro turno das eleições municipais, que ocorreu no domingo (6). Deste total, 80,6% tiveram sucesso, segundo resultados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

As informações foram organizadas pela equipe de tecnologia da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) com base nos dados oficiais do TSE, mas os números podem mudar devido a decisões judiciais.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Na decisão do primeiro turno, enquanto 590 prefeitos foram derrotados pelos adversários, 2.444 conseguiram mais quatro anos. Os reeleitos representam 44,67% do total de candidatos que venceram a eleição de 2024. Os outros 3.027 eleitos (55,33%) iniciarão novas administrações em suas cidades em 2025.

Em Roraima, todos os dez prefeitos que buscaram a reeleição venceram seus adversários. Em Alagoas, dos 55 prefeitos que tentaram se manter no cargo, apenas um não conseguiu a reeleição.

Minas Gerais, o estado com o maior número de municípios do país, também se destacou com a quantidade de prefeitos buscando reeleição: 455. Desses, 375 (82,41%) foram reeleitos e continuarão governando suas cidades por mais quatro anos.

O estado de São Paulo, por outro lado, obteve o menor percentual de reeleição, com 70,95%. Isso significa que 259 dos 365 prefeitos que tentaram se reeleger conseguiram mais quatro anos no cargo.

Com informações da Agência Brasil

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano