PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Presidente do Olodum é homenageado com Medalha Zumbi dos Palmares na Câmara de Salvador

Tributo reconhece a atuação de Marcelo Gentil na luta contra o racismo e pela difusão da cultura afro-brasileira
O presidente do Olodum, Marcelo Gentil.

O presidente do Olodum, Marcelo Gentil.

— Reprodução

21 de setembro de 2024

O presidente do Olodum, Marcelo Gentil, foi condecorado pela Câmara de Vereadores de Salvador com a Medalha Zumbi dos Palmares. A cerimônia de entrega da honraria foi realizada na quarta-feira (18), no Plenário Cosme de Farias. 

O tributo é uma iniciativa do vereador Randerson Leal (PDT) para reconhecer a atuação de Gentil na luta contra o racismo e em defesa da preservação, valorização e difusão da cultura afro-brasileira.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A comenda é dedicada a pessoas físicas ou jurídicas que se destacaram no combate à discriminação ou preconceito racial, bem como na defesa dos princípios fundamentais do cidadão e na defesa da vida.

Marcelo Gentil é historiador, escritor, especialista em gerência social, compositor, músico e atual presidente institucional do Olodum, do qual faz parte há 37 anos. Ao longo da sua trajetória, acumulou importantes contribuições para a elaboração e gestão de projetos socioculturais, voltados principalmente para as populações negras. 

Como um dos membros pioneiros da União de Negros pela Igualdade (UNEGRO), foi colaborador do jornalzinho do Grupo Os Negões e contribuiu com outros grupos em defesa dos direitos dos afrodescendentes. Foi diretor de Estudos, presidente-substituto da Fundação Cultural Palmares  e, no início dos anos 2000, coordenador executivo do Projeto Parque Memorial Zumbi dos Palmares, desenvolvido pela Fundação Sônia Ivar, na Serra da Barriga, em Alagoas.

No Olodum, iniciou como compositor, trilhando diversos caminhos como assessor do Departamento de Cultura, diretor de cultura, diretor institucional e vice-presente. Também atuou como mediador comunitário, interlocutor político e orientador pedagógico das ações da Escola Olodum.

Além disso, é autor e coautor de canções como Resplendido Zumbi, Dom da Raça, Bravuras Malgaxis (Ranavalona), Negra Luta, entre outras, para blocos e bandas afro de Salvador como Ilê Ayê, Araketu e Olodum, além de compor MPBs, samba, bossa e choro, entre outros ritmos.

O músico também tem um histórico de atuação em todo o Brasil na área da educação. Gentil já ministrou cursos de Elaboração, Gestão Monitoramento e Avaliação de Projetos e Cursos de Técnica de Negociação e Captação de Recursos.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano