Olimpíadas 2024

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Projeto de Lei busca destinar dinheiro arrecadado com multas ambientais para agricultura familiar

Iniciativa do senador Jaime Bagattoli (PL-RO) reconhece a importância da agricultura familiar para sustentabilidade
Agricultores do Quilombo Dona Bilina, no Rio de Janeiro

Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

20 de fevereiro de 2024

O Projeto de Lei 4.314/2023, de autoria do senador Jaime Bagattoli (PL-RO), busca destinar valores arrecadados a partir de multas por crimes e infrações ambientais cometidos na Amazônia Legal para iniciativas de agricultura familiar. O projeto aguarda relator na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Se aprovado, o texto altera o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/1940), a Lei da Ação Civil Pública (Lei 7.347/1985) e a Lei de Infrações e Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998), para remanejar o pagamento das multas, acordos ou condenações para o financiamento de ações e programas de incentivo à agricultura familiar.

No texto da proposta, o senador aponta a agricultura familiar como uma importante ferramenta para a sociedade, que “se integra perfeitamente no tripé do desenvolvimento sustentável”. Para ele, é uma atividade que gera viabilidade econômica, justiça social e responsabilidade ambiental.

“Dada a relação direta entre a agricultura familiar e a redução dos danos ambientais decorrentes de atividades insustentáveis, entendemos de todo recomendável que os recursos obtidos com a repressão destas sejam utilizados para a promoção daquela”, diz trecho da peça legislativa.

A proposta também altera a legislação do Fundo Nacional do Meio Ambiente (Lei 7.797/1989), a fim de incluir a agricultura familiar nas áreas prioritárias para aplicação dos recursos financeiros do Fundo. Atualmente, são 8 áreas prioritárias, sendo elas unidades de conservação, manejo e extensão florestal e recuperação de áreas degradadas por acidentes ou desastres ambientais.

  • Verônica Serpa

    Graduanda de Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano