PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Projeto de lei quer compartilhar com a polícia imagens em tempo real de torcedores nos estádios

A proposta também prevê o aumento das sanções para casos de morte ou lesão grave resultantes de violência nos estádios
A imagem mostra um estádio de futebol.

A imagem mostra um estádio de futebol.

— ânia Rêgo/Agência Brasil

19 de maio de 2025

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei (PL) nº 445/25, que prevê o compartilhamento simultâneo das imagens de torcedores, registradas pelos sistemas de seguranças das arenas esportivas, com as autoridades policiais.

A proposta, de autoria do deputado federal Antonio Carlos Nicoletti (União-PR), altera a Lei Geral do Esporte, que já permite o controle e a fiscalização do acesso ao público em estádios com capacidade para mais de 20 mil pessoas. 

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

De acordo com a legislação atual, o monitoramento deve ser realizado por meio de identificação biométrica e imagens das catracas de acesso. O PL pretende disponibilizar os registros em tempo real aos órgãos de segurança pública que atuem na jurisdição do local do evento.

O texto legislativo também propõe aumentar as sanções para casos de tumulto ou violência nos estádios. Para ocorrências que resultem em morte ou lesão corporal grave, o PL prevê a pena de um a seis anos de detenção.

“Assim, será possível identificar, com antecedência, pessoas envolvidas

com atos de violência ou até mesmo que possuam mandado de prisão,

contribuindo para a redução de ocorrências criminais através de uma atuação

preventiva” declarou o parlamentar, em trecho do PL.

Para Nicoletti, o monitoramento possibilita detectar pessoas envolvidas em brigas e outros atos de violência no interior e nas imediações das arenas esportivas.

“É importante estabelecermos medidas que inibam atos de violência, assim como permitam uma identificação célere de criminosos no interior ou nos arredores das arenas esportivas”, defende.

O projeto de lei será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; do Esporte; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. O PL ainda precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado antes de se tornar lei.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Verônica Serpa

    Graduanda de Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano