PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Thais Ferreira é a primeira vereadora do Rio a liderar sessão com filho no colo

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, casa legislativa teve a presidência ocupada por suas dez vereadoras eleitas na cidade
A vereadora Thais Ferreira lidera sessão na Câmara Municipal do Rio de Janeiro com o filho, Bem, no colo.

A vereadora Thais Ferreira lidera sessão na Câmara Municipal do Rio de Janeiro com o filho, Bem, no colo.

— Divulgação

8 de março de 2024

Uma cena pouco corriqueira chamou atenção durante sessão da Câmara Municipal do Rio de Janeiro na quinta-feira (7). Por ocasião do 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a casa legislativa teve a presidência ocupada por suas dez vereadoras eleitas na cidade, que se alternaram na cadeira da liderança.  Dentre elas, a vereadora Thais Ferreira (PSOL).

Mulher negra, de origem periférica e mãe de quatro filhos, ela presidiu a sessão com o caçula, Bem, de oito meses, no colo.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

“Thais não apenas desafia as normas tradicionais da política, mas também passa uma mensagem importante em pleno ano eleitoral: lugar de mãe é na política. Como a primeira vereadora a liderar uma audiência com sua própria cria no Rio de Janeiro, Thais demonstra a luta por uma nova face da política, uma que seja mais inclusiva para todas as mulheres, inclusive as mães”, diz comunicado da equipe da vereadora.

A parlamentar representa uma nova geração de lideranças políticas e faz parte de um grupo de mulheres que se negaram a escolher entre a vida pública como parlamentar e a maternidade, do qual fazem parte também a ex-deputada federal Manuela D’Avila (PcdoB/RS), mãe da Laura; e Taliria Petrone (PSOL/RJ), mãe de Moana Mayalú e Kaluanã Sol. 

Especialista em políticas públicas para maternidades e infâncias, Thais traz uma perspectiva única para seu papel como vereadora, enriquecido pela experiência de ser mãe. A parlamentar foi ainda pioneira em ser a primeira a tirar licença maternidade na casa de leis carioca. 

Sua companheira de partido e líder do PSOL na capital fluminense, Mônica Benício ocupou seu tempo de fala em uma das votações do dia para enaltecer o feito.

“A vereadora Thais Ferreira faz história nesse parlamento ao vir presidir com seu filho Bem no colo, que sempre está presente no plenário, porque é isso que nós mulheres fazemos, valorizamos a vida em todo seu sentido, em todo seu significado e para mim é uma grande oportunidade e honra olhar para mesa e ver esse retrato”.

Thais Ferreira também é presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente. “Cidade boa para mães e crianças é uma cidade boa para geral”, diz o slogan do mandato da vereadora.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano