PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Preconceito impede desenvolvimento de talentos das periferias

A cultura nas favelas vai além da música e da dança, inclui artes plásticas, teatro, poesia e tantas outras formas de expressão que refletem a realidade e os sonhos de seus moradores
Imagem mostra uma favela.

As favelas brasileiras são berços de uma riqueza cultural imensa, onde a arte floresce em cada esquina.

— Freepik

7 de setembro de 2024

As favelas brasileiras são berços de uma riqueza cultural imensa, onde a arte floresce em cada esquina. No entanto, o preconceito histórico e estrutural tem silenciado e apagado muitas dessas expressões artísticas. Embora sejam espaços repletos de talento e criatividade, as favelas enfrentam barreiras sociais que impedem a valorização e a visibilidade de seus artistas.

A cultura nas favelas vai além da música e da dança, inclui artes plásticas, teatro, poesia e tantas outras formas de expressão que refletem a realidade e os sonhos de seus moradores. Artistas dessas comunidades têm uma profunda conexão com as suas raízes e transformam suas experiências em manifestações culturais autênticas e poderosas. No entanto, essas criações são muitas vezes ignoradas ou subestimadas pela sociedade em geral, que ainda carrega preconceitos enraizados contra as favelas.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O preconceito é um dos maiores obstáculos para esses artistas. A falta de reconhecimento e apoio impede que muitos talentos emergentes consigam espaço para desenvolver suas carreiras e mostrar seu trabalho para além dos limites de suas comunidades. Além disso, a escassez de recursos e de políticas públicas voltadas para a cultura nas favelas dificulta ainda mais a ascensão desses artistas.

É fundamental que a sociedade e as instituições culturais reconheçam e valorizem a produção artística das favelas. Somente ao romper com o preconceito e ao oferecer oportunidades iguais para todos, independentemente de sua origem social, será possível resgatar e promover a riqueza cultural que floresce nas periferias brasileiras. A arte das favelas é uma expressão legítima e poderosa que merece ser vista, ouvida e celebrada.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Felipe Ruffino

    Felipe Ruffino é jornalista, pós-graduado em Assessoria de Imprensa e Gestão da Comunicação, possui a agência Ruffino Assessoria e ativista racial, onde aborda pautas relacionada à comunidade negra em suas redes sociais @ruffinoficial.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano