Além da participação no festival, elas pretendem colocar em prática o projeto que foi intitulado “Pretas rumo a Moçambique”, no qual irão realizar essa pesquisa-conexão
Texto / Simone Freire | Imagem / Divulgação
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Coletivo artístico-literário, protagonizado por cinco mulheres negras atuantes no cenário cultural periférico da cidade de São Paulo, o Sarau das Pretas está com uma campanha de financiamento coletivo aberta.
O objetivo é captar cerca de R$ 16 mil para realizar um intercâmbio cultural em Moçambique, onde foram convidadas para participar do Festival Internacional de Poesia de Moçambique, que acontece de 25 a 28 de julho.
Além da participação no festival, elas pretendem colocar em prática o projeto que foi intitulado “Pretas rumo a Moçambique”, no qual irão realizar essa pesquisa-conexão com, ao menos dois coletivos artístico e / ou literário formados por mulheres moçambicanas.
“Nessa conexão queremos observar quais os principais objetivos desses coletivos, suas dificuldades, potencialidades e como abordam as pautas de gênero e etnia. Nossa observação em campo irá pontuar as semelhanças e diferenças, dificuldades e facilidades do trabalho artístico e / ou literário produzido por mulheres negras nos dois continentes”, explica o coletivo.
.
Sarau
O Sarau das Pretas é formado por Elizandra Souza, Débora Garcia, Jô Freitas, Taissol Ziggy e Thata Alves. Em suas atuações, elas propõem reflexões sobre o feminino, feminismo, cultura e ancestralidade negra.
Em seus três anos de existência, elas já realizaram cerca de cem apresentações, na capital, grande São Paulo, interior paulista e outros estados.
Para colaborar com a campanha de financiamento coletivo acesse aqui.