Pesquisar
Close this search box.

Museu Afro Brasil inaugura exposição sobre Rubem Valentim com recursos de acessibilidade

Mostra reúne fotografias e elementos táteis que imprimem a "riscadura brasileira" do artista baiano, em diálogo com a religiosidade e o sentir brasileiros
Imagem do artista baiano Rubem Valentim. Sua obra será destacada em uma mostra no Museu Afro Brasil, em São Paulo, com recursos acessíveis para pessoas com deficiência.

Foto: Marcia Gabriel/Divulgação

17 de agosto de 2024

O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo anunciou a abertura da exposição “Singular Plural: Rubem Valentim” para o dia 24 de agosto, a partir das 11h, no Parque Ibirapuera, na cidade de São Paulo. Em sintonia com seu compromisso de acessibilidade, o Museu oferece uma experiência inclusiva com fotografias, serigrafias e esculturas adaptadas para pessoas com deficiência, garantindo um encontro sensível e diversificado com a arte.

A exposição, baseada no acervo do Museu, inclui elementos acessíveis no subsolo e obras originais no primeiro nível. Recursos acessíveis como duas reproduções táteis tridimensionais, três reproduções bidimensionais, jogos interativos, um mapa tátil e um retrato tátil do artista proporcionam uma experiência rica e sensorial para todos os visitantes.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Esta mostra não só amplia o acesso às obras de Valentim, como também celebra os 13 anos do programa “Singular Plural”. Este programa busca implantar, expandir e aperfeiçoar recursos de acessibilidade, tornando o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo um espaço cada vez mais acolhedor.

Valentim é celebrado como um dos mais importantes artistas baianos, e suas obras são altamente procuradas pelo público do Museu. Consideradas contemporâneas, inovadoras e universais, suas criações combinam geometria e religiosidade, refletindo a riqueza cultural brasileira.

Ao longo de sua carreira, o artista baiano desenvolveu uma “Riscadura Brasileira” rica em cores vibrantes inspiradas nas festas populares afro-cristãs, celebrações indígenas, candomblé e umbanda. Sua arte, baseada em elementos cotidianos como máscaras e altares, ressignificou instrumentos dos orixás e criou uma linguagem “plástico-visual-signográfica” que expressa valores e tradições culturais.

Serviço

Singular Plural: Rubem Valentim 

Quando: 24 de agosto de 2024 a janeiro de 2025

Horário: a partir das 11 horas

Onde: Parque Ibirapuera, Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, portão 10, São Paulo – SP (acesso via transporte público ou veículo de aplicativo)

Funcionamento: terça a domingo, 10h às 17h (permanência até às 18h)

Entrada gratuita às quartas-feiras e no dia da abertura (24 de agosto)

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano