Texto: Pedro Borges / Imagem: Moska Santana / Edição de imagem: Pedro Borges
Evento é organizado pela Frente de Mídias Negras de São Paulo em parceria do Celacc/Usp
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Entre os dias 15 e 16 de julho, a Frente de Mídias Negras de São Paulo organiza um curso para apresentar o histórico da comunicação preta no país, a sua situação no presente e as técnicas utilizadas para a criação das novas plataformas digitais. A proposta é oferecer aos participantes as ferramentas básicas para a construção de um portal ou blog.
A atividade acontece na Usp, no campus Butantã, e conta com a parceria do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação, CELACC-USP. O chefe do departamento de jornalismo e coordenador do CELACC-USP, professor Dennis de Oliveira, ressalta a importância da atividade. “Formação na comunicação eu sempre digo que é continua, ela nunca termina. Qualquer tipo de iniciativa, formação que tenha esse viés político, teórico, conceitual e prático sempre é bem vinda”.
Grupo é uma organização das mídias negras na cidade de São Paulo |
Cronograma e convidados
No dia 15 de julho, a partir das 18h, os professores Dennis de Oliveira, Rosane Borges e Ricardo Alexino são os responsáveis por discutir o histórico das mídias negras no país. Na manhã seguinte, Pedro Borges do Alma Preta e Jéssica Moreira do Nós, Mulheres da Periferia dão um panorama sobre as mídias negras na atualidade.
No período da tarde, começam as oficinas técnicas. Renato Rovai da Revista Fórum mostrará ferramentas de busca e possibilidades de tornar o conteúdo mais fácil de ser acessado nas redes. Odemur será o responsável por apresentar técnicas de programação e plataformas possíveis para abrigar novas iniciativas na internet.
As integrantes do Nós, Mulheres da Periferia, Jéssica Moreira e Semayt Oliveira, ministrarão a oficina de texto para jornalismo especializado na internet e Mayara Penina, também integrante do grupo, ficará responsável por apresentar maneiras de potencializar o alcance de publicações nas redes sociais. Vinicius Martins, membro do Alma Preta, é quem vai apresentar técnicas multimídias e de design para os inscritos.