PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Poetas lançam 39° edição do Cadernos Negros

13 de dezembro de 2016

Texto: Divulgação / Edição de imagem: Pedro Borges

A escritora, professora e mestre Dirce Prado é uma das autoras que está celebrando a poesia com o lançamento do livro “Cadernos Negros volume 39”, na sexta-feira, dia 16 de dezembro, das 19h às 22h, no Auditório do Itaú Cultural (Av. Paulista, 149). O evento conta com uma sessão de autógrafos, além de apresentação de dança afro, performance poética, poesia cantada e a palestra: “Conquistas Poéticas de Cadernos Negros”, com o professor e doutor Eduardo Duarte, da UFMG. A entrada é franca.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O livro “Cadernos Negros volume 39 – Poemas Afro-Brasileiros” reúne mais de 100 poemas, em que cada autor e autora nos mostra um elaborado trabalho com a palavra e o compromisso com a poesia que vem marcando a literatura ao longo desses 39 anos, fazendo dessa, a série de maior fôlego na história da literatura afro-brasileira.

A obra Cadernos Negros, da qual o volume 39 faz parte, traz contos e poemas de autores autodenominados afro-brasileiros e discute conceitos e significados da literatura negra. O livro chama atenção também, além de debater as relações desta literatura com a brasileira canônica, para questões cruciais em nossa sociedade, como a diversidade, a cidadania etc.

Criada em 1978, a série chega a 2016 coordenada por Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. Nessa multiplicidade de experiências na escrita, entre jovens autores e aqueles que têm uma trajetória mais consolidada, destacamos esta frase: “A poesia é luz que se esculpe quando não vem pronta”, do escritor Luiz Silva (Cuti), que também participa da antologia.

Serviço:

Lançamento do livro, bate-papo, autógrafos, declamação de poemas, apresentação de dança afro e poemas musicados.
Data: 16 de dezembro – sexta-feira
Horário: das 19h às 22h
Local: Auditório do Itaú Cultural – Av. Paulista, 149 – (240 – lugares)
Preço de capa: R$ 30,00
Entrada Franca

Onde encontrar o livro pós-lançamento: O “Cadernos Negros 39” e outras publicações do Grupo podem ser adquiridas na Lojinha do Museu Afro Brasil (Parque do Ibirapuera – SP e Preta Pretinha – Rua Aspicuelta, 474, Vila Madalena) e pelo Site do Quilombhoje (www.quilombhoje.com.br)

Mais informações, com os coordenadores do Quilombhoje Literatura, pelo telefone: (11) 97196-1500, com Esmeralda ou Márcio.

Realização: Quilombhoje Literatura
Parceiro apoiador: Instituto Itaú Cultural / SMPIR – Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial de São Paulo
Apoio: Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial de São Paulo (Feder/SP).

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano