PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Curso apresenta os princípios do feminismo

6 de fevereiro de 2017

Texto: Alma Preta / Imagem: Divulgação

As dinâmicas vão ser construídas a partir das experiências ou pesquisas das pessoas inscritas

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

No dia 18 de Fevereiro, sábado, das 14h às 18h, acontece o curso “O que é o feminismo?”. Organizado pelo Coletivo Dijejê, a atividade ocorre na Avenida Rio Branco, 211, sala 114, e tem o objetivo de apresentar os princípios do feminismo. As inscrições podem ser feitas aqui.

A ideia é sensibilizar as pessoas acerca das questões de gênero ao relatar as origens do movimento e as contribuições sociais do feminismo. A proposta é que as vivências sejam multiplicadas em escolas, sindicatos e organizações comunitárias, para que cada vez mais o público tenha conhecimento dos fundamentos básicos do movimento.

Jaqueline Conceição, organizadora do curso e fundadora do Coletivo Dijejê, almeja apresentar as posições comuns do feminismo, apesar de reconhecer as singulidades da atuação anti-machista de cada país. “O feminismo é uma pratica politica, que se pauta pela luta no campo dos direitos humanos, ou seja, visa garantir os direitos sociais políticos, culturais, estéticos, éticos, sexuais de um grupo que se caracteriza como minoria politica, que são as mulheres. Uma luta feminista ou anti machista, é uma luta por garantia de direitos e equidade civil”.

Ela completa que o exercício político feminista pauta a liberdade plena de todos os indivíduos. Se não for coletiva e total, não há liberdade para as pessoas, de acordo com Jaqueline. “O desenvolvimento da humanidade não pode se dar à custa da vida de animais crianças, idosos, negros, mulheres, gays e todos os grupos lidos como minorias politicas. A humanidade deve desenvolver-se para todos nós. E essa reflexão, o movimento feminista, na sua mais complexa interface, nos proporciona. Ele nos faz pensar, sobre qual mundo queremos e por que queremos”.

Cronograma

14h – Apresentação
14h30m – O que é natural e o que é biológico?
15h – Café
15h30 – A construção social do ser mulher
17hs – A luta de classes é a luta da mulher?
18hs – Encerramento

Serviço

Valor: R$ 75,00
Vagas: 20 lugares

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano