Texto: Dennis de Oliveira / Foto: Télia Lopes /Edição de Imagem: Pedro Borges
A Rede Antirracista Quilombação e o Coletivo São Mateus em Movimento realizaram uma roda de conversa no dia 14 de maio, no bairro de São Mateus, zona leste da cidade de São Paulo. Participaram mais de 50 pessoas para discutir o tema: “A democracia não chegou na periferia”.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Em determinado momento, a roda recebeu a visita do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. Ele estava acompanhado de Cláudio Aparecido da Silva, coordenador de políticas da juventude do município de São Paulo. O prefeito e o coordenador ficaram quase até o final das discussões.
Aluizio Marino, do São Mateus em Movimento, fez a mediação visual da roda, colocando na lousa branca as principais idéias que eram expressas pelos presentes. Télia Lopes, da Quilombação, fez a mediação da conversa.
Primeiramente, foi lido o manifesto da Rede Quilombação contra o golpe (LINKAR AQUI). Todos os presentes consideram que o momento atual do Brasil é muito complicado com reversões de direitos conquistados e a perspectiva de um recrudescimento da violência na periferia e contra os movimentos sociais, principalmente com a ida do ex-secretário da segurança de São Paulo, Alexandre Moraes, para o ministério da Justiça.
Apoie jornalismo preto e livre!
O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.
Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.
O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.