PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Libéria vai às urnas em teste para George Weah, que busca reeleição

Resultados finais da eleição serão divulgados em 15 dias; pleito escolhe presidente, representantes e senadores
O presidente da Libéria, George Weah, deposita voto durante eleições gerais do país, em Monrovia, 10 de outubro de 2023

Foto: Guy Peterson/AFP

13 de outubro de 2023

Na terça-feira (10), cerca de 2,4 milhões de eleitores foram às urnas na Libéria para escolher o presidente da próxima legislatura do país, além de 73 membros da Câmara dos Representantes — a câmara baixa do Legislativo local — e 15 senadores.

A expectativa maior das eleições liberianas paira sobre a possível reeleição do atual presidente do país, George Weah. O ex-astro do futebol tem como principal rival nas urnas o ex-vice-presidente liberiano, Joseph Boakai. Ambos se enfrentaram nas eleições de 2017. O mandato presidencial na Libéria é de seis anos.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Weah tornou-se famoso como jogador de futebol nos anos 1990. Eleito o melhor jogador do mundo em 1995, até hoje ele é o único africano a conquistar o título.

Além de Weah e Boakai, outros 18 candidatos também concorrem à vaga de chefe do Executivo. Caso nenhum dos candidatos obtenha maioria absoluta no primeiro turno das eleições, um segundo turno será realizado em novembro.

Votação e resultados

Nenhum incidente significativo foi registrado durante a votação, apesar de dificuldades enfrentadas por eleitores em meio às fortes chuvas no sul do país. No dia da eleição, um feriado nacional foi decretado na Libéria.

A contagem dos votos, ainda em andamento, teve início declarado pela presidente da Comissão Nacional Eleitoral, Davidetta Browne-Lansanah, diante da imprensa e observadores internacionais no estádio Samuel Kanyon Doe, na capital do país, Monróvia. Segundo Browne-Lansanah, os resultados finais da eleição devem ser publicados daqui a 15 dias. Resultados parciais serão publicados oficialmente durante o período.

Em meio a instabilidades políticas na região, observadores da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Cedeao), União Africana (UA), União Europeia (UE) e dos Estados Unidos foram enviados ao país para acompanhar as eleições. “O dia da eleição foi calmo e bem conduzido pela Comissão Nacional Eleitoral e sua equipe em todo o país”, declarou o chefe da missão de observação da UE, Andreas Schieder.

Saiba mais sobre a Libéria

Localizada na costa ocidental da África, a Libéria tem cerca de 5,5 milhões de habitantes. Divididos em diversos grupos étnicos, a maioria de seus cidadãos são cristãos (85,6%) e muçulmanos (12,2%). A população tem uma idade média de 18 anos e expectativa de vida de 65,8 anos.

Três países fazem fronteira com a Libéria: Guiné (norte), Serra Leoa (oeste) e Costa do Marfim (leste). Segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI), o Produto Interno Bruto (PIB) do país deve crescer 4,6% em 2023 e é atualmente estimado em US$ 4,35 bilhões (cerca de R$ 22 bilhões).

*Com informações da agência AFP

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Redação

    A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano