PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ipeafro lança livros sobre a contribuição negra para o Brasil, em Salvador

Evento acontece na livraria Katuka, no Centro de Estudos Afro-Ocidentais da Universidade Federal da Bahia (UFBA), nesta segunda-feira (30)
Luiz Carlos Gá, homem negro; Miriam Silva (Brasil Chama África, mulher negra; e Elisa Larkin, mulher branca. Luiz e Elisa são responsáveis pelas obras lançadas pelo Ipeafro

Foto: Reprodução/Ipeafro

30 de outubro de 2023

O Instituto de Pesquisa e Estudos Brasileiros (IPEAFRO) lança nesta segunda-feira (30) dois livros fundamentais para se pensar a contribuição negra na construção do Brasil: “Adinkra — Sabedoria em Símbolos Africanos” e “Abdias Nascimento, a Luta na Política”, co-editados pela a associação. Evento inicia às 17h30, no Centro de Estudos Afro-Ocidentais da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador.

O evento de lançamento será na livraria Katuka e, de acordo com nota oficial do Ipeafro, contará com a participação do artista Alberto Pitta e do advogado e professor Samuel Vida, que dialogam com a autora das obras Elisa Larkin Nascimento. A abertura da celebração será feita pelo escritor e artista Milsoul Santos, com uma interpretação do poema “Padê de Exu Libertador”, escrito por Abdias Nascimento.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A obra “Adinkra — Sabedoria em Símbolos Africanos” foi organizada por Elisa Larkin Nascimento, presidente do Ipeafro, junto do artista plástico Luiz Carlos Gá. Os Adinkra, sistema de escrita dos povos do grupo linguístico Acã da África Ocidental, desempenharam um papel fundamental na preservação e transmissão dos aspectos da história e filosofia africanas.

Elisa também assina a autoria da obra “Abdias Nascimento, a Luta na Política”, que oferece uma visão profunda e memorável do legado político de uma das mais importantes e brilhantes lideranças do Brasil, desde sua volta do exílio nos anos 1980.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano