PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Laboratório de roteiros para jovens de periferia acontece no Rio de Janeiro

As inscrições serão gratuitas e terão início em fevereiro
Imagem mostra três garotos negros de costas para a câmera. Ao fundo, aparece uma favela do Rio de Janeiro.

Imagem mostra três garotos negros de costas para a câmera. Ao fundo, aparece uma favela do Rio de Janeiro.

— Bruno Itan / Divulgação

5 de fevereiro de 2024

A cidade do Rio de Janeiro terá o seu primeiro laboratório de desenvolvimento de roteiros direcionado para jovens da periferia. O laboratório “Roteiros do Arrabalde: oficina de criação suburbana” vai selecionar seis projetos de curta-metragem de ficção de roteiristas residentes nas zonas norte e oeste ou nas favelas da zona sul e região central da cidade. 

Na iniciativa prevista para ocorrer em maio, os jovens selecionados vão participar de consultorias com os cineastas Sandra Kogut, Emílio Domingos e com a curadora Flavia Candida. 

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

“O nosso diferencial é o recorte territorial, é ser específico para um público que enfrenta muito mais dificuldades para se aperfeiçoar e se manter no audiovisual devido a uma exclusão histórica que não podemos mais aceitar”, explicou o coordenador do laboratório, Rogerio Cavalcante e Castro, em nota à imprensa. 

Após as consultorias, os jovens devem apresentar os projetos para uma banca formada por outros profissionais do audiovisual. Ao final do projeto, os seis participantes selecionados vão receber premiações conforme o nível de desenvolvimento.

“No ‘Roteiros do Arrabalde’ não haverá um vencedor, não queremos um clima de competição, todos ganham, pois são artistas que precisam ser incentivados a desenvolver suas histórias”, complementa Castro.

As inscrições para o laboratório serão gratuitas e terão início em fevereiro. As demais informações podem ser obtidas pelo perfil oficial da produtora Poética Marginal ou pelo e-mail [email protected]

O “Roteiros do Arrabalde” tem o apoio do Projeto Paradiso, ColabCine, Centro Cultura da Justiça Federal (CCJF), RioFilme e da Lei Paulo Gustavo.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano