PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mulheres negras são maioria em delegação de atletismo convocada para mundial

Nas categorias masculinas e mistas, homens negros também são maioria
A imagem mostra a atleta Leticia Maria Lima durante uma das provas de revezamento misto. Ela é uma das atletas convocadas para compor a delegação que tem 23 atletas.

Foto: Alexandre Loureiro / COB

15 de abril de 2024

A convocação oficial para o Campeonato Mundial de Revezamentos que vai acontecer em Nassau, nas Bahamas, foi realizada na quinta-feira (11) pela Confederação Brasileira de Atletismo. A delegação feminina terá 11 atletas, sendo que oito são mulheres negras. A competição acontecerá entre os dias 4 e 5 de maio. 

Ao todo, 23 corredores vão ao mundial de atletismo que será disputado em categorias femininas, masculinas e mistas. Entre elas estão Ana Carolina Azevedo, que vai disputar a categoria 4x100m, assim como Gabriela Silva Mourão, Lorraine Barbosa Martins e Vitória Cristina Silva Rosa, atletas do Esporte Clube Pinheiros (SP), convocadas para compor a equipe de revezamento. 

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Na categoria 4x400m e 4x100m misto, Jainy Suelen dos Santos Barreto foi convocada. Ela é atleta do Instituto Elisângela Maria Adriano (SP). Leticia Maria Nonato Lima, Maria Victoria Belo de Sena, Tiffany Beatriz Marinho, fecham a equipe.

No time masculino, os homens negros convocados também são maioria. São eles: Erik Felipe Cardoso; Felipe Bardi dos Santos, recordista brasileiro na prova dos 100m; Paulo André de Oliveira e Rodrigo Pereira do Nascimento. Esses são os atletas convocados pela confederação brasileira para disputar a categoria 4×100. 

Já na categoria de resistência, de 4×400 masculino e mista, Lucas Conceição Vilar, Lucas da Silva Carvalho, Matheus Lima da Silva, Maxsuel dos Santos Santana e Tiago Lemes da Silva encerram a lista da delegação brasileira.

O Campeonato Mundial contará pontos para a classificação para os Jogos Olímpicos de Paris, no meio do ano.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano