Pesquisar
Close this search box.

Consciência Negra e Devassa: Salvador recebe shows na Concha Acústica neste domingo (20)

O espetáculo contará com apresentação de jovens talentos pretos do Brasil, além de um show inédito de IZA para enaltecer a cultura da comunidade negra

Foto: Imagem: Iago Augusto/Alma Preta

19 de novembro de 2022

Neste domingo (20), com abertura dos portões a partir das 17h30, acontece em Salvador o show de IZA que conta com espetáculo de abertura promovido por Devassa, cerveja do Grupo HEINEKEN. A apresentação reverencia as comemorações ao dia da Consciência Negra, data adotada pelo Movimento Negro na década de 1970, em homenagem a Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência negra no Brasil. 

Com presença de diversos artistas negros, como o coletivo de dança Afrobapho, Jeff, Luiza Nascim, MC Tha, Nêssa, Raquel Reis, Uana e WD, e direção musical de Mahal Pita e direção artística de Rodrigo França, o palco será ocupado com as vozes, a dança e a excelência desses jovens representantes do Norte, Nordeste e Sudeste.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Em conversa com a equipe da Alma Preta Jornalismo, a cantora IZA afirma que a expectativa de cantar em Salvador é sempre grande. “Estar lá, celebrar a minha ancestralidade num lugar que me inspira tanto e me faz criar é muito especial. Com certeza esse show vai ser icônico para mim, para minha carreira e equipe”, afirma a artista. 

Em relação ao espetáculo de abertura e a importância de fortalecer jovens cantores negros, ela comenta que os mesmos são parte da resistência da comunidade negra na cultura, “pois a partir do momento que nossa música se renova, ela resiste”. 

IZA ressalta que é um privilégio estar junto de outros artistas das regiões Norte e Nordeste. “É muito maneiro trocar arte e aprender com artistas que fazem parte intimamente da mudança cultural do nosso país”, completa. 

Jeff Moraes, artista afro-amazônico, comenta que é uma alegria participar do espetáculo e reitera a importância do Brasil enxergar a Amazônia, que é preta e dos povos originários, como uma potência que está produzindo coisas incríveis. “Estar neste evento representando a Amazônia é uma grande honra, pois eu não venho só. Eu venho com a mala carregada de muita gente negra que está produzindo muita coisa”, conta. 

Ele ainda explica  que por muito tempo a afro-amazônia tinha uma barreira com o Brasil. “Eu estou muito feliz de estar abrindo esse espaço e será uma honra fazer parte desse show com artistas como Mc Tha, WD, Uana, que são artistas de uma nova geração da música negra brasileira”, finaliza Jeff. 

Para Devassa, o show celebra o protagonismo da população preta, além de ser um momento de orgulho e exaltação da cultura e da criatividade brasileira na música, que é um dos principais pilares trabalhados pela marca em seu posicionamento “Tropical Transforma”. “Essa é uma data em que tentamos mostrar de forma festiva todos os esforços que temos feito para garantir maior visibilidade às discussões de equidade racial.” explica Vanessa Brandão, diretora das marcas Mainstream do Grupo HEINEKEN.

SOBRE OS TALENTOS

AFROBAPHO | COREOGRAFIA E BALÉ (@afrobaphooficial)

Coletivo formado por jovens negros LGBTIA+ da periferia de Salvador, Bahia, que utilizam as artes integradas como ferramenta de mobilização e sensibilização social. Através de produções audiovisuais e performances artísticas, abordam numa perspectiva antirracista, questões de estética e dissidências de sexualidade e gênero.

JEFF MORAES (@jeffmoraes.oficial)

Em 2015, Jeff, juntamente com outros artistas, criou o Zimba Groove, que exaltava os ritmos Amazônicos mesclados ao rap, outros ritmos latinos e samba. Atualmente, em carreira solo Jeff lançou, no início deste ano, o clipe do single “Coisa de Pele” e seu primeiro CD com oito faixas, onde apresenta uma mistura de cultura pop, afro afeto, Amazônia e ancestralidade.

LUÍSA NASCIM (@luisa__nascim)

Ela começou no circo como acrobata, se apresentou mundo afora em tecidos aéreos até incluir, meio por acaso, um número musical na programação itinerante. Hoje, à frente de Luísa e os Alquimistas, leva a arte que aprendeu na estrada para a banda que mistura brega, reggae, forró e eletrônico.

MAHAL PITA | DIREÇÃO MUSICAL E BEATMAKER (@mahalpita)

Nascido em Salvador, Mahal Pita é Produtor musical e artista transmídia, foi colaborador da BaianaSystem, ganhando o prêmio de melhor show do ano pela APCA e emprestando seu olhar na criação de produções autorais, remixes e releituras com artistas como Tom Zé, Ney Matogrosso, Bnegão, Margareth Menezes, Edson Gomes, Titica, BuleBule, Rico Dalasam, Flora Matos, Karol Conka, entre outros e atualmente se dedica aos seus projetos solo.

MC THA (@mcthaa)

Se primeiro álbum de estúdio, Rito de Passá popularizou a mescla de música pop e funk brasileiro em conjunto com influências religiosas de matriz afro-brasileira, estilo musical pelo qual se tornou conhecida. Em 2022 lançou o extended play Meu Santo É Forte, produção inspirada em canções lançadas por Alcione entre as décadas de 1970 e os anos 2000.

NÊSSA (@musicnessa)

Nêssa é cantora, compositora, designer e ilustradora soteropolitana que promete crescer muito no cenário pop. Em seus trabalhos, ela fortalece o movimento artístico de busca por uma identidade da música pop brasileira, que aposta cada vez mais nessa experimentação de ritmos mainstream com ritmos regionais.

RACHEL REIS (@rachelreisc)

Rachel Reis é a revelação baiana que colocou MPB e arrocha para bailar. A Cantora virou uma das maiores apostas da música brasileira para 2022 com a voz macia de ‘Maresia’ e agora finaliza seu primeiro álbum completo.

UANA (@uanamahin)

Cantora, compositora e atriz pernambucana se aproxima brega e R&B. Em fase mais pop, cantora vem fazendo novas parcerias musicais e experimentando dentro do gênero brega, ‘um universo com muitas possibilidades.

WD (@wdooficial)

Nacionalmente conhecido após participar do The Voice Brasil, em 2021, e ter conquistado todas as cadeiras viradas nas audições às cegas. Para essa apresentação, WD escolheu cantar Eu Sou, uma música autoral, e entrou para o time de Iza. O cantor deixou o programa na semifinal, mas conquistou diversos fãs nas redes sociais.

Para adquirir ingressos e garantir a sua presença, basta acessar a plataforma do Sympla

SERVIÇO DO SHOW

IZA – Consciência Negra
Devassa, patrocinadora oficial
Data: 20 de novembro de 2022.
Horário: 17h30 (Abertura dos portões) / 18h40 (show de abertura jovens talentos com Devassa) / 20h (Show principal)
Local: Concha Acústica do Teatro Castro Alves – Salvador (BA)

Leia também: Novembro Negro: conheça a trajetória de Zumbi dos Palmares

Leia Mais

Destaques

AudioVisual

Podcast

Cotidiano