A Alma Preta Jornalismo foi habilitada pelo Ministério da Igualdade Racial e a Secretaria-Geral da Presidência da República a atuar no Comitê Gestor do Plano Juventude Negra Viva (PJNV). A agência de notícias e comunicação terá uma cadeira fixa, representando a sociedade civil na atuação da implementação do Plano nos próximos anos.
O resultado foi publicado nesta terça-feira (18) no Diário Oficial da União, habilitando a entidade na categoria de Justiça Climática. Além da Alma Preta, outras organizações do Movimento Negro foram selecionadas para compor Comitê, como a UNEGRO, na categoria Cultura; Coletivo de Entidades Negras (CEN), na categoria Democracia e Organização Partidária; e Ilê Axé Omò Orã Xaxará de Prata, na categoria de Povos de Terreiro.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Também foi publicada a relação de pedidos de habilitação indeferidos, pela falta da apresentação dos documentos obrigatórios. Todas as categorias foram preenchidas, exceto a de Comunidades Quilombolas, que não houve inscrição habilitada.
A Secretária de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo, Márcia Lima, afirmou em nota ministerial que “o Plano Juventude Negra Viva teve como primeiro passo a escuta dos jovens através das Caravanas Participativas. Este edital representa a continuidade do compromisso e da escuta ativa que estabelecemos com a sociedade civil ao longo da construção do Plano”.
O resultado preliminar que habilita as entidades selecionadas pode ser acessado através do site. As entidades que tiveram concorrência na categoria de inscrição ainda precisam passar pela eleição estabelecida pelo edital para integrar efetivamente o Comitê Gestor. A publicação do resultado da eleição será feita no dia 12 de julho.
As entidades com as candidaturas indeferidas poderão solicitar recursos através do formulário, entre os dias 19 a 24 de junho. A divulgação final dos recursos será publicada no dia 1º de julho.