O Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos (USOPC) anunciou a escolha do astro do basquete LeBron James para ser o porta-bandeira da delegação na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris nesta sexta-feira (26).
O jogador do Los Angeles Lakers foi escolhido em uma votação entre os próprios membros do “Team USA”, composto por 592 atletas. “É uma honra incrível representar os Estados Unidos neste cenário global, especialmente em um momento que pode unir o mundo inteiro”, declarou LeBron em comunicado do USOPC.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Ídolo mundial da modalidade, LeBron James irá desfilar ao lado da tenista Coco Gauff, escolhida para dividir o protagonismo ao lado do astro do basquete. A jovem atleta de 20 anos é a atual número dois do mundo e campeã do último US Open, disputado no ano passado.
Esta será a quarta olimpíada de LeBron, que exibe em seu currículo três medalhas, sendo duas de ouro, conquistadas em Pequim (2008) e em Londres (2012). Além desses números, em 2023 ele se tornou o maior pontuador da história da National Basketball Association (NBA).
Com a nomeação, o jogador será o terceiro representante da modalidade a carregar a bandeira dos EUA na abertura, sendo o primeiro homem. A primeira atleta do basquete a cumprir a missão foi Dawn Staley em Atenas (2004), seguida por Sue Bird em Tóquio (2020).
Coco Gauff, a atleta mais jovem dos EUA a carregar a bandeira, fará sua estreia nos Jogos Olímpicos. Reconhecida por sua carreira precoce, Gauff estava preparada para competir em Tóquio, mas foi cortada de última hora após testar positivo para Covid-19. A tenista vai competir tanto na chave de simples quanto nas duplas em Paris.
A cerimônia, evento que vai dar o pontapé inicial das Olimpíadas 2024, vai acontecer nesta sexta-feira (26), a partir das 14h30 no horário de Brasília. Os Jogos Olímpicos encerram em 11 de agosto.