Pesquisar
Close this search box.

Brasil encerra Paralimpíadas de Paris com 89 medalhas e 5ª colocação geral inédita

Time brasileiro termina competição com sua melhor campanha da história
A halterofilista Tayana Medeiros comemora a conquista do ouro nas Paralimpíadas, Paris, 8 de setembro de 2024

Foto: Ana Patrícia Almeida/CPB

8 de setembro de 2024

Neste domingo (8), o Brasil encerra sua participação nos Jogos Paralímpicos de Paris com seu melhor resultado da história, conquistando 89 medalhas e a quinta colocação geral inédita. Foram 25 ouros, 26 pratas e 38 bronzes.

À frente do Brasil no quadro de medalhas, estão a China (220 medalhas), Grã-Bretanha (124), Estados Unidos (105) e Países Baixos (89).

Apenas hoje (8), mais três medalhas foram conquistadas pelo Brasil. Duas na canoagem — ouro do atleta sul-mato-grossense Fernando Rufino e prata do atleta paranaense Igor Tofalini, na canoagem (200m VL2, que usa tronco e braços na remada). Além deles, a carioca Tayana Medeiros conquistou o ouro no halterofilismo, na categoria até 86kg.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Com as 89 medalhas, esta foi a melhor campanha do Brasil na história dos Jogos Paralímpicos: maior número de ouros e maior quantidade de medalhas. Foram 17 pódios a mais que os 72 anotados em Tóquio 2020 e Rio 2016. Além disso, os 25 ouros superam os 22 conquistados no Japão.

O medalhista de ouro brasileiro Gabriel Araújo comemora no pódio da prova masculina de natação S2 100m costas durante os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, na Paris La Defense Arena em Nanterre, em 29 de agosto de 2024.
O medalhista de ouro brasileiro Gabriel Araújo comemora no pódio da prova masculina de natação S2 100m costas durante os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, na Paris La Defense Arena em Nanterre, em 29 de agosto de 2024 (Wander Roberto/CPB)

Essa também foi a primeira vez que o Brasil terminou a competição entre as cinco delegações com mais medalhas, uma meta estabelecida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. A meta brasileira era conquistar entre 70 e 90 medalhas e estar no top oito em ouros em Paris — marca que terminou sendo ultrapassada.

A cerimônia de encerramento dos Jogos Paralímpicos de Paris ocorre neste domingo (8), a partir das 15h30 (horário de Brasília), no Stade de France. Durante a noite, no Rio de Janeiro, o Cristo Redentor será iluminado com as cores da bandeira brasileira em homenagem à campanha do Brasil nos Jogos.

Texto com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro.

  • Solon Neto

    Cofundador e diretor de comunicação da agência Alma Preta Jornalismo; mestre e jornalista formado pela UNESP; ex-correspondente da agência internacional Sputnik News.

Leia Mais

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano