A seleção brasileira feminina de vôlei derrotou o Japão na manhã desta quinta-feira (1) em partida pelos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Após a eliminação na Liga das Nações de Vôlei Feminino (VNL) pelas japonesas, o Brasil venceu por 3 a 0 em uma atuação avassaladora, com parciais de 25-20, 25-17 e 25-18.
O destaque da partida ficou por conta da ponteira Ana Cristina que, além de garantir boas defesas, deu show na entrada de rede e fez 15 pontos no duelo. O resultado coloca o time nas quartas de final do torneio.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Disputando a sua segunda olimpíada, agora a jovem de 20 anos enfrenta a Polônia, no próximo domingo (4), no fechamento das rodadas iniciais, para buscar com a seleção o primeiro lugar do grupo B.
Da contusão na Liga das Nações à vitória em Paris
O desafio faz parte de um longo caminho travado pela atleta. Ana Cristina esteve na campanha que conquistou a prata em Tóquio-2020, mas para fazer parte do time que venceu hoje em Paris, ela precisou superar uma contusão sofrida na Liga das Nações 2023.
Durante uma sessão de treinos em Brasília (DF), a atleta lesionou o menisco e precisou passar por uma artroscopia. Após ficar vários meses parada, ela voltou aos poucos para o Fenerbahçe, clube turco em que joga até hoje.
Na ocasião, a jogadora ajudou seu clube a conquistar o bicampeonato da liga turca e foi escolhida melhor ponteira do torneio em abril. Além disso, o time foi vencedor da Copa da Turquia e Ana Cristina foi essencial para alcançar a semifinal da Champions League de vôlei feminino.
Em maio deste ano, a ponteira retornou à seleção deste a primeira semana da Liga das Nações e foi um dos destaques da campanha do Brasil durante a primeira fase, na qual terminou invicta. Agora, a atleta busca o pódio com a seleção brasileira, uma das principais candidatas ao ouro em Paris 2024.