O canoísta de velocidade Mateus Nunes não avançou para as semifinais do C-1 1.000m nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, disputadas nesta quarta-feira (7). O atleta brasileiro começou a prova com um ótimo desempenho, liderando os primeiros metros, mas não conseguiu sustentar o ritmo ao longo da competição.
Mateus ficou muito abaixo dos dois primeiros colocados da prova e concluiu a corrida na sexta posição, em 3:50s72. O resultado não é suficiente para participar da próxima etapa, marcada para sábado (10), às 6h10.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Mais cedo, o atleta estreante conquistou o terceiro lugar nas quartas de final e garantiu uma vaga para disputar a repescagem, mas não foi o suficiente para prosseguir na competição.
Na primeira disputa do dia, Isaquias Queiroz conseguiu se classificar diretamente para as semifinais na prova. Atual campeão olímpico no C-1 1.000m., o baiano ficou em segundo lugar em sua bateria e garantiu a vaga.
Aos 18 anos, Mateus Nunes s é o canoísta mais jovem a disputar uma Olimpíada pelo Brasil. Nascido em Itacaré, município da Bahia, o atleta iniciou na modalidade aos seis anos, quando ingressou no “Projeto Remando no Rio de Contas“, onde aprendeu as técnicas de canoagem que o levaram ao torneio mundial.
Em sua quarta participação em competições internacionais, Mateus já exibe resultados notáveis. O canoísta ganhou três medalhas de ouro no Mundial Júnior na Bulgária e terminou em terceiro na etapa de Szeged da Copa do Mundo de 2024, realizada na Hungria. Além disso, conquistou quatro medalhas de ouro no Olympic Hopes (2022 e 2023), torneio sub-16 de canoagem velocidade na Eslováquia.