PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Brasil perde para EUA, mas conquista medalha de prata no futebol feminino em Paris

Seleção termina o torneio em segundo lugar no pódio pela terceira vez na história da competição
A atacante Marta disputa a bola durante a partida final dos Jogos Olímpicos de Paris.

Foto: Alexandre Loureiro/COB

10 de agosto de 2024

O Brasil perdeu para os Estados Unidos na disputa pela medalha de ouro nas Olimpíadas de Paris, neste sábado (10), por 1 a 0. A partida, que marcou a aposentadoria da Rainha Marta dos jogos olímpicos, aconteceu no Parque dos Príncipes, em Paris.

O melhor lance brasileiro aconteceu aos 15 minutos do primeiro tempo. A atacante Ludmila, botou a bola na rede da goleira norte-americana, mas estava impedida, e o placar seguiu empatado até o intervalo.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A seleção norte-americana iniciou melhor o segundo tempo e Mallory Swanson, em um grande lance, conseguiu abrir o marcador para os Estados Unidos. Foi o 100º gol da carreira da atleta.

Com a ida à final, o Brasil se tornou o único país a ganhar ao menos uma medalha no futebol em todas as edições dos Jogos Olímpicos, desde que o torneio passou a ser disputado por homens e mulheres, em 1996.

Essa foi a terceira final entre Brasil e Estados Unidos na história do torneio de futebol feminino dos Jogos Olímpicos. Nas outras duas, em Atenas (2004) e Pequim (2008), a seleção norte-americana venceu por 2 a 1, na prorrogação, e por 1 a 0, respectivamente.

No total, as duas seleções se enfrentaram 43 vezes, o Brasil venceu as estadunidenses em apenas quatro duelos e empatou outras cinco vezes. A última vitória aconteceu há quase uma década, em dezembro de 2014, quando venceu por 3 a 2 em um amistoso em Brasília, com três gols de Marta. 

Os Estados Unidos são considerados a maior potência do futebol feminino mundial, com quatro títulos de Copa do Mundo e cinco medalhas de ouro olímpicas.

Já a seleção brasileira possui três medalhas de prata no futebol feminino nas Olimpíadas, conquistadas em Atenas (2004), Pequim (2008) e agora Paris (2024). Além disso, foi vice-campeão da Copa do Mundo de 2007 e terceiro colocado no Mundial de 1999.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano