PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Livro infantil transforma homens importantes da história negra em personagens

Autora explica que o objetivo é fazer com que o público infantil se aproxime das histórias positivas referentes à comunidade negra
Foto mostra a capa do livro infantil “Pequenos Grandes Visionários: homens importantes da história negra”

Foto mostra a capa do livro infantil “Pequenos Grandes Visionários: homens importantes da história negra”

— Reprodução / Harper Collins Brasil

3 de fevereiro de 2025

No mês de fevereiro, a editora HarpersCollin Brasil lança o livro “Pequenos Grandes Visionários: homens importantes da história negra”. A obra, escrita e ilustrada por Vashti Harrison, apresenta personalidades negras de destaque como personagens infantis. O livro foi lançado originalmente nos Estados Unidos, em 2017.

A partir de curtas biografias adaptadas ao público infantil, a publicação enaltece atletas, políticos, ativistas, nomes da literatura e da música, como James Badwin e Prince.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Em entrevista à National Public Radio (NPR), em 2020, a ilustradora premiada afirmou que o livro apresenta grandes personalidades ilustradas como personagens crianças como forma de convidar os leitores a se imaginar no mundo “desses visionários”.

“Nossa história é pesada às vezes. E eu descobri que é muito importante mostrar isso. Mas eu também quero que os pequenos leitores saibam que isso não os define. […] Eu queria criar um personagem fofo, simples. Quis criar um personagem criança e desenhá-lo como se ele estivesse se fantasiando dessas pessoas famosos. Os olhos fechados, um sorriso gentil. Eu queria que fosse como se eles estivessem se imaginando no mundo desses visionários”, declarou a autora em entrevista.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Verônica Serpa

    Graduanda de Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano