O projeto Favela Mundo abriu inscrições para 950 vagas nos cursos de teatro, hip-hop, musicalização infantil, violão, jazz e danças brasileiras. O foco são crianças e adolescentes de 2 anos a 18 anos e moradoras da Cidade de Deus, Caju ou Acari, no Rio de Janeiro. O único pré-requisito é estarem estudando. O projeto já beneficiou quase 7 mil crianças e adolescentes nos últimos 11 anos.
“Estamos muito felizes em estarmos simultaneamente em três grandes comunidades da cidade em 2022. Esperamos estimular as crianças e jovens a voltarem a estudar, uma vez que a pandemia fez com que os números da evasão escolar aumentassem muito. Estamos chegando com diversas atividades no contraturno e sempre com o foco no estímulo ao estudo e no desenvolvimento das potencialidades de nossos alunos”, aponta Marcello Andriotti, fundador da ONG Favela Mundo, homônima ao projeto.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
As aulas estão previstas para iniciar em 14 de fevereiro e seguirão todas as recomendações para a prevenção da Covid-19, incluindo uso obrigatório de máscaras, distanciamento entre alunos e distribuição de álcool em gel. O projeto é patrocinado pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, ICTSI RIO, LAMSA, MetrôRio, com apoio do Instituto INVEPAR.
“Em 11 anos de atividades verificamos a melhora no desempenho escolar nas comunidades por onde passamos. Unir a educação e a cultura sempre foi nosso maior ideal e precisamos unir forças para que essa geração não tenha seu desenvolvimento comprometido, por conta da paralisação causada pela pandemia”, complementa.
Sucesso da Favela Mundo
A ONG Favela Mundo completou 11 anos em setembro do ano passado e é a única organização não governamental no país a ser reconhecida pela ONU como ‘Modelo de Inclusão Social nas Grandes Cidades’. O reconhecimento ocorreu no evento World Cities Day, em Nova York. Além deste, a Favela Mundo já esteve representando o Brasil em outros nove eventos no exterior, sendo três desses na Organização das Nações Unidas.
A organização já beneficiou mais de 11 mil pessoas. Cerca de 7 mil alunos foram crianças a partir de dois anos, participantes de oficinas do projeto homônimo ‘Favela Mundo’, enquanto 4 mil pessoas foram capacitadas pelo ‘A Arte Gerando Renda’, com oficinas voltadas para jovens e adultos a partir de 15 anos e com o foco em profissionalização artística para o mundo do carnaval e da estética.
Serviço
Favela Mundo abre 950 vagas para crianças e jovens de três comunidades. Para se inscrever em uma das oficinas é necessário estar matriculado em uma escola, levar xerox da identidade e CPF e comprovante de vacinação com as 2 doses, ou dose única. Em caso de menores de idade, a documentação necessária é do responsável.
Caju – Rua General Sampaio, 74 fundos. Na Associação A Arte Salva Vidas.
Cidade de Deus – Rua Moisés s/n. No EDI Senhora Perciliana de Alvarenga.
Acari – Avenida Professor Sá Lessa, 300 – EM Daniel Piza.
Conheça mais sobre a ONG em www.favelamundo.org.br ou (021) 2236-4129.
Leia também: Espetáculo ‘O Pequeno Herói Preto’ valoriza aspectos da cultura negra e heróis da vida real