Neste sábado (15) a premiada pesquisadora e escritora Amanda Julieta lança sua primeira obra de ficção em prosa, “No rastro de Estela”, na Casa do Benin, em Salvador (BA). O evento, que começa às 16h30, contará com um bate-papo sobre literatura e memórias de mulheres negras, com acessibilidade em Libras e participação da crítica textual e professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Rosinês Duarte.
A obra, publicada pela editora ParaLeLo13S, será distribuída gratuitamente durante o lançamento.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
“No rastro de Estela” é uma fabulação poética que reconstrói a vida de Estela, uma mulher negra e lésbica que viveu parte de sua vida internada em um hospital psiquiátrico de Salvador no início do século 20.
A narrativa, que mistura prosa e poesia, parte de uma conversa ouvida por acaso na infância da autora e de documentos que revelam pistas sobre a história de sua tia-avó. A obra busca resgatar memórias apagadas e dar voz a histórias silenciadas pela violência e pelo racismo.
O livro aborda questões como o amor entre mulheres, o racismo, a lesbofobia e o apagamento das histórias de pessoas negras no Brasil. Amanda Julieta, que também é jornalista e doutoranda em Literatura e Cultura pela UFBA, destaca a importância da ficção como ferramenta para preencher lacunas deixadas pela história oficial.
“A ficção é uma forma potente de dar conta do vazio, das lacunas e dos silêncios fabricados pela história oficial, principalmente para nós, pessoas negras, e para os povos que sofreram processos de colonização”, afirma.
A potência das vidas apagadas
A autora ressalta que o livro não é apenas sobre a violência, mas sobre a potência das vidas que tentaram apagar. “Quantas Estelas e quantas outras pessoas semelhantes a ela podem ter existido no Brasil sem que suas histórias chegassem ao nosso conhecimento?”, questiona.
A obra busca mostrar que as existências de corpos diferentes e semelhantes ao de Estela não se reduzem à dor, mas também à resistência, ao amor e à felicidade.
Conheça a autora
A doutoranda em Literatura e Cultura pela UFBA, Amanda Julieta, nascida em São Paulo em 1991, é escritora, jornalista e pesquisadora. “No rastro de Estela” é sua primeira obra de ficção em prosa.
Anteriormente, a escritora já publicou os livros “Dandara” (infantojuvenil, 2021), vencedor do Prêmio Pretas Potências em 2023, e “Tem poeta na casa? – Mulheres negras, poetry slam e insurgências” (ensaio literário, 2023), que conquistou o segundo lugar na categoria ensaio literário do Prêmio Mário de Andrade do Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2024.
Serviço
Lançamento do livro “No rastro de Estela”, de Amanda Julieta
Quando: 15 de março (sábado)
Horário: às 16h30h
Onde: Casa do Benin – Rua Padre Agostinho Gomes, 17, Pelourinho, Salvador (BA)