Entre os dias 14 e 29 de abril, escolas da rede PED em Salvador e Lauro de Freitas receberão a contação de história “Pindorama – Antes de Se Chamar Brasil”. A atividade, realizada pela plataforma artística Aldeia Coletivo, integra a programação do Grupo PED em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas (19 de abril) e ao Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril).
O espetáculo une narração, teatro de bonecos, música e poesia para abordar a formação do Brasil, os mitos indígenas e a presença da cultura originária no cotidiano. As apresentações acontecerão nas unidades PED Education dos bairros Itaigara (14 de abril), Pituba (15 de abril), Imbuí (24 de abril), Cajazeiras (25 de abril) e Buraquinho (28 de abril), além do Colégio Anglo em Lauro de Freitas (29 de abril). Também será montada uma feira de artesanato indígena.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Recontar histórias e romper silêncios
A narrativa de “Pindorama” apresenta os mitos da Mandioca, do Cacau e da Pipoca, resgatando o imaginário indígena. Para o artista Caboclo de Cobre, que integra o Aldeia Coletivo, levar essas histórias às escolas contribui para “romper com a invisibilidade da história indígena e fomentar uma educação mais consciente e justa”.
“A educação formal precisa reconhecer o déficit de conhecimento sobre as questões indígenas. É urgente provocar um reencontro com nossa história por meio de uma cosmovisão originária”, defende o artista em comunicado à imprensa.
A diretora pedagógica do Grupo PED, Tanachara Paraíso, reforça que as ações pedagógicas buscam valorizar a diversidade cultural e combater estereótipos. “Trabalhamos a temática dos povos originários com base nos objetivos de aprendizagem da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), promovendo experiências significativas como o processo do cacau até o chocolate”, explica em nota de divulgação.
Além da contação, as unidades do Grupo PED terão atividades voltadas ao Dia Nacional do Livro Infantil (18) e ao Dia Mundial do Livro (23). Entre as iniciativas estão a campanha de doação de livros infantis “PEDAjuda”, a atividade “Meu Amigo Leitor”, para troca de livros entre alunos, e a Sacola da Leitura/Maleta Viajante, em que os estudantes levam livros para ler com a família.