No Brasil existem 27.974 sítios arqueológicos terrestres cadastrados. Mais da metade fica a 100 metros de distância de áreas marcadas por intervenções humanas recentes, o que representa um risco para a preservação.
Os dados são do levantamento “Cobertura e uso da terra nos sítios arqueológicos no Brasil (1985-2023)”, realizado pelo Projeto MapBiomas. A análise utilizou informações cadastradas e georreferenciadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), comparando mudanças na cobertura e uso do solo no entorno desses locais entre 1985 e 2023.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Hoje, quase metade desses sítios, 49,6%, está em áreas desmatadas e ocupadas por atividades humanas como pastagens, agricultura e áreas urbanas. Em 1985 esse percentual era de 41,5%. Além disso, 53,5% estava em áreas de vegetação nativa, como florestas, savanas e campos naturais.
Há 40 anos, as florestas eram predominantes no entorno desses locais arqueológicos, representando 43,2% da cobertura do solo nessas áreas. Em 2023, esse cenário se inverteu, a agropecuária passou a ocupar a maior parcela, correspondendo a 43,1% do uso do solo ao redor desses locais históricos.
Segundo o levantamento, a Amazônia é o bioma com maior quantidade de sítios arqueológicos, com 10.1971. A Caatinga possui 7.004 pontos, o Cerrado e a Mata Atlântica também se destacam com a presença respectivamente de 4.914 e 4.832 desses locais. Enquanto o Pampa e o Pantanal possuem registrados respectivamente, 904 e 123.
O mapeamento também apresentou um recorte por estados onde estão os achados históricos no Brasil. Na Bahia estão registrados 2.718 sítios arqueológicos, depois o Paraná, com 2.363 desses locais, e Minas Gerais com 2.029.
Na análise do uso da terra no entorno dos sítios arqueológicos, o Acre lidera com 89,2% das áreas ao redor impactadas por atividades humanas. O Rio de Janeiro (76,1%) e o Espírito Santo (75,4%) aparecem em seguida nessas condições.