Pesquisar
Close this search box.

Aplicativo ‘Serra da Barriga’ pretende aproximar turistas do Parque Memorial Quilombo

Patrimônio Cultural Brasileiro e do Mercosul, o espaço é um marco da luta dos negros escravizados no Brasil
Imagem mostra a Muxima de Palmares (Coração de Palmares), localizada no Parque Memorial Quilombo.

Foto: Philipe Medeiros / Projeto Alagoas

5 de junho de 2024

O Parque Memorial Quilombo, um dos principais sítios arqueológicos da cultura negra brasileira, ganhou um aplicativo que permite aos usuários explorar a história do local. O lançamento da ferramenta aconteceu durante a entrega da reforma e modernização do espaço, sediado em União dos Palmares (AL). 

Com apoio da Fundação Cultural Palmares, o aplicativo “Serra da Barriga” foi desenvolvido pelo estúdio Núcleo Zero, em parceria com o ANAJÔ, Projeto Vamos Subir a Serra e TikTok.

Utilizando pictogramas que funcionam como QR Codes, a nova ferramenta permite que os usuários acessem vídeos, mapas, fotos, áudios e textos sobre cada local da serra e seus significados, proporcionando um conteúdo interativo e informativo.

O objetivo é fornecer aos visitantes e aqueles que não podem visitar o Parque a chance de conhecer sua história e obter informações detalhadas. O aplicativo também oferece experiências interativas, permitindo que os usuários tirem selfies com representações dos guerreiros quilombolas Zumbi, Aqualtune, Dandara, Acotirene e Ganga Zumba.

Reforma e modernização do Parque Memorial Quilombo

Patrimônio Cultural Brasileiro e do Mercosul, a Serra da Barriga, que antigamente abrigou o Quilombo dos Palmares, é um marco da luta dos negros escravizados no Brasil.

No Dia da África, celebrado em 25 de maio, o memorial recebeu presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e do presidente da Fundação Cultural Palmares, João Jorge Rodrigues, para oficializar a reforma realizada no espaço.

O parque ganhou o redesenho das sinalizações e a recuperação dos equipamentos de áudio, com as vozes de personalidades negras e trilha sonora feitas pelos maestros Almir Medeiros e Wilson Santos, da Orquestra de Tambores de Alagoas.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Fundação Cultural Palmares, entidade integrante do Sistema Ministério da Cultura (Minc), o Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, o Projeto Vamos Subir a Serra e o TikTok.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano