O Observatório de Favelas inaugura nesta quarta-feira (7) a exposição “Favelas e Florestas”, no salão subsolo do Corcovado, na capital fluminense. A mostra apresenta 14 fotografias inéditas, produzidas por crianças e adolescentes das favelas do Salgueiro e da Formiga, que revelam os olhares singulares desses jovens sobre seus territórios e suas conexões com a natureza.
As imagens são o resultado de um processo formativo realizado entre março e abril de 2025, que combinou vivências fotográficas e práticas de educação ambiental em meio urbano e florestal.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A proposta visa destacar os modos de vida que emergem da relação entre favela e floresta, promovendo uma imersão sensível e interativa para o público visitante.
O espaço é dividido em quatro núcleos: uma entrada com ficha técnica e texto curatorial, o corpo principal com os painéis fotográficos, mesa de interação com miniaturas e cartões postais e um espaço de convivência com elementos naturais, almofadas, esteiras e sonoridades que evocam a floresta.
Por meio da arte, da memória e da escuta ativa, a exposição amplia o conceito de zona de amortecimento ambiental, propondo uma abordagem ética e sustentável reconhecendo as favelas como territórios de vida, potência e preservação.
O projeto é uma realização conjunta do Coletivo Formigação, o Instituto Sal-Laje e o ICMBio, com apoio cultural do Oi Futuro e patrocínio da Serede, da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura.
Exposição Favelas e Florestas
Local: Corcovado – Salão Subsolo (antigo restaurante)
Abertura: 7 de maio de 2025, às 15h
Visitação: de maio a junho de 2025
Entrada gratuita