Pela primeira vez, a produtora Boogie Naipe realiza a Bookie Week, evento de uma semana que acontece entre os dias 2 e 5 de dezembro de forma virtual. O conceito e curadoria é da empresária e advogada Eliane Dias, que se valeu de sua experiência em festivais de diferentes formatos pelo mundo.
“Eu comecei a pensar na Boogie Week em 2014, porque passei a frequentar muitos festivais e notei que eles não me contemplavam por completo, sempre ficava algo no ar, sentia falta de algum diálogo, uma chegada, um acolhimento”, explicou a idealizadora na abertura para convidados que aconteceu nesta quarta-feira (1), no hotel Selina, em São Paulo.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Ao longo da Semana de Cultura Preta, a programação conta com painéis de videocast sobre economia, gastronomia, arte, moda, ativismo, gastronomia e música. A multiplicidade de facetas que compõem a comunidade preta é o que norteia o evento.
A Boogie Week reúne nomes como Leci Brandão, Rico Dalasam, Mc Dricka, Nina Silva, Anelis Assumpção, entre outros, de forma gratuita, pelo canal de YouTube da Boogie Naipe, com transmissão das 17h55 às 21h10, direto do Studio Curva.
“Essa é uma curadoria que eu considero refinada porque a gente teve um trabalho de escolher cada pessoa pela sua representatividade, o que ela estava fazendo na sociedade, o que estava fazendo com sua arte, como ela se encontrava nesse momento. A gente quis mostrar que os pretos e pretas estão em todos os lugares”, destaca Eliane. Ela ainda acrescenta que a falta de um evento que cobrisse a tamanha dimensão da cultura preta foi a motivação inicial para que mais tarde, pudesse chegar ao formato da Semana de Cultura Preta.
Produzido pela Terra Preta, a organização conta ainda com Jef Delgado, Marina Deeh e Luiz Félix. O evento é um fomento do Youtube Shorts e traz o patrocínio da conta digital Neon e da Budweiser.
Griôs
A celebração inicial da Boogie Week foi realizada em uma festa exclusiva nesta quarta-feira, com a premiação do ator Antônio Pitanga e da escritora Conceição Evaristo por suas contribuições à cultura negra. O artista de 82 anos foi pessoalmente receber o reconhecimento.
“Se você me perguntasse se eu imaginava, na década de 1940, que eu chegaria a 82 anos e veria essa fortuna que é essa cabeça jovem, eu diria que é impossível. Porque nós viemos de tantas estradas, tantos açoites e tantas memórias. Essa juventude de hoje também há de vencer seus problemas e há de vencer por que são brilhantes esses jovens. Para miḿ, é um prêmio estar com 82 anos e ser aceito por eles”, disse Pitanga, durante os agradecimentos.
Confira a seguir a programação completa da Boogie Week 2021:
2 de dezembro (quinta-feira)
Com apresentação de Aretha Sadick se apresentam: Anelis Assumpção Performance de Kaê Guajajara On! HUB & Samba rock cultural Negres: o visual é ancestral, com Hanayrá Negreiro e Roger Ramos Cia Crespos apresentando: Dois garotos que se afastaram demais do sol NOSSO AJEUM: tabuleiros de partilha e resistência, com Sueide Kintê e Edson Leite Encerramento com show Leci Brandão
3 de dezembro (sexta-feira)
Com apresentação de Magá Moura se apresentam: Lys Ventura Batekoo Ela é Tech, Ela é Pop, Ela é Digital com Sil Bahia e Dandara Pagu Áfricamente: o que sei me cura com João Marques e Chavoso da USP Stand Up Comedy com Jacy Lima Encerramento com show de Rico Dalasam
4 de dezembro (sábado)
Com apresentação de Nataly Nery se apresentam: DJ Marky Jonathan Ferr Larissa Luz MC Dricka
5 de dezembro (domingo)
Com apresentação de RAP Falando se apresentam: DJ SET com Erick Jay Budah Performance de Afrobapho Show de Yunk Vino + Duquesa + Danzo Duelo de MC’s Especial com Winnit (SP) + Bixarte (PB) + Kaemy (GO) + Alice Gorete (AL) + Black (BA) + Vinícius ZN (PE) + Douglas Din (MG) + Big Mike (SP), apresentação de Max Bo e do DJ Tayan com júri de Clara Lima e Mamuti.
Encerramento.
Leia também: ‘Festival de criatividade e mídia leva mais de 100 palestrantes para Salvador’