A Academia Latina da Gravação anunciou nesta quarta-feira (17) que Liniker, Milton Nascimento, Sued Nunes, Luedji Luna, Djonga e Alcione estão entre os brasileiros indicados na 26° edição do Grammy Latino, premiação que celebra os principais artistas da América Latina. A cerimônia será realizada no dia 13 de novembro, na MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, nos Estados Unidos.
A cantora Liniker se destaca como a brasileira mais indicada, com sete nomeações, incluindo algumas das principais categorias da premiação. Ela concorre a Álbum do Ano com “Caju”, Canção do Ano com “Veludo Marrom” do mesmo disco e Gravação do Ano com “Ao Teu Lado”.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Além das principais categorias, Liniker foi indicada a Melhor Álbum Pop em Língua Portuguesa, Melhor Canção em Língua Portuguesa, Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa e Melhor Álbum de Engenharia de Gravação.
Outro destaque é a artista Sued Nunes, representando o país na categoria Melhor Artista Revelação. Já o cantor e compositor Milton Nascimento disputa Melhor Canção em Língua Portuguesa com “Um Vento Passou”, em parceria com a estadunidense Esperanza Spalding.
Na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira (MPB) e Música Afro-Portuguesa Brasileira, a cantora Luedji Luna foi indicada com o disco “Um Mar Para Cada Um”. Rachel Reis concorre na mesma categoria com o álbum “Divina Casca”.
Entre os indicados a Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa estão Joyce Alane, com “Casa Coração”, e “Dominguinhos”, em parceria com João Gomes, Mestrinho e Jota.Pê.
Na disputa do Melhor Álbum de Samba/Pagode, os nomeados são Alcione, com o álbum “Alcione”, Zeca Pagodinho, com “40 Anos (Ao Vivo)” em celebração a quatro décadas de carreira, e Mart’nália, com “Pagode da Mart’nália”.
Já em Melhor Álbum de Rock ou Alternativo em Língua Portuguesa, o rapper Djonga concorre com “Quanto Mais Eu Como, Mais Fome Eu Sinto”. Do mesmo disco, ele também foi indicado com a faixa “Demoro a Dormir”, colaboração com Milton Nascimento, na categoria Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa. Na mesma categoria, concorrem MC Hariel e Gilberto Gil, com “A Dança (Ao Vivo)”.
A edição de 2025 do Grammy Latino conta com 60 categorias, sendo que três delas foram adicionadas este ano, Melhor Música para Mídias Visuais, Melhor Álbum de Músicas de Raízes e Melhor Composição para Mídias Visuais.