PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Festival internacional de teatro de Campinas abre inscrições para oficinas

Oficina de dramaturgia e crítica teatral está entre as novidades da programação, além do Encontro de Festivais e outras atividades variadas
Mariana Queen Nwabasili ministrará oficina de Crítica Teatral no Festival Internacional de Teatro de Campinas (Feverestival).

Mariana Queen Nwabasili ministrará oficina de Crítica Teatral no Festival Internacional de Teatro de Campinas (Feverestival).

— Divulgação/Assessoria de imprensa

14 de junho de 2026

O Festival Internacional de Teatro de Campinas (Feverestival), no interior de São Paulo, celebra sua volta após um ano de hiato com uma programação variada entre suas oficinas e ações formativas. Entre os principais destaques estão uma oficina de Crítica Teatral e a segunda edição do Encontro de Festivais no Sesc Campinas.

A programação da 19ª edição do Feverestival começa no dia 26 de junho, mas no sábado que antecede a abertura – no dia 20 – as atividades começam com o primeiro encontro da oficina de Crítica Teatral, ministrada por Mariana Queen Nwabasili e idealizada por Guilherme Diniz.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Os participantes terão ao longo da programação mais três reuniões presenciais no CIS Guanabara e a oportunidade de acompanharem os espetáculos do evento para redigirem suas críticas que, posteriormente, serão publicadas nos canais de comunicação do Feveres.

Leia mais: Mostra gratuita no Rio faz maior retrospectiva da carreira de Antonio Pitanga

No dia 26, primeiro dia do festival, as ações começam às 10h da manhã com a oficina “Son de los Diablos”, ministrada pela artista peruana Ana Correa, do grupo Yuyachkani. Indicada para pessoas com idade a partir de 16 anos, a oficina teatral com a presença de máscaras da dança afro-peruana El Son de los Diablos será realizada na Casa de Cultura Aquarela.

Nos dias 27 e 28, será a vez da atriz, diretora, professora e pesquisadora teatral Ana Carolina Salomão ministrar  a oficina “Experimentos do Trágico – Corpo, mito e presença na cena” no Centro Cultural SESI Campinas.

Seguindo a programação, o Quintal Garatuja recebe, no dia 30, um encontro especial entre os atores Leo Bassi (Espanha) e Ésio Magalhães (Brasil), com mediação de Tiche Vianna, para uma conversa e partilha com o tema “Conversas e partilhas | Os significados da palhaçaria em nossos tempos: a comicidade como último bastião da humanidade frente à IA!”.

Leia mais: Veja os artistas negros confirmados no Rock in Rio 2026; ingressos estão à venda

Nos dias 2 e 3 de julho, o Sesc Campinas recebe a segunda edição do Encontro de Festivais, com representantes de várias partes do país. O primeiro dia traz “um olhar para dentro – equipe, estrutura e formas de  financiamento”, propondo uma roda de conversa voltada para as dinâmicas internas e contínuas dos festivais.

Já no segundo dia, “o olhar se coloca para fora – curadoria, programação e território”, com uma partilha sobre como um festival se relaciona com seu entorno para construir sua curadoria e programação. 

Param participar do Festival Internacional de Teatro de Campinas (Feverestival), faça sua inscrição até o dia 17 de junho no formulário on-line.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano