O Ministério da Igualdade Racial (MIR) lançou no dia no sábado (1°) o “Mapa da Igualdade Racial”, plataforma criada para a inscrição de eventos e ações de mobilização da agenda racial em todo o país. A iniciativa integra a campanha “Brasil pela Igualdade Racial” e faz parte das celebrações do Novembro Negro.
O projeto busca impulsionar a participação de movimentos sociais, entidades da sociedade civil e órgãos de promoção da igualdade racial, para cadastrar suas atividades no mapa e, assim, compor um amplo espaço de mobilização nacional. O tema da campanha de 2025 é “Justiça Climática, Território e Dignidade”.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A ferramenta permite visualizar eventos, atividades, palestras, exposições e outras iniciativas, com informações detalhadas sobre cada uma, incluindo local, data, horário e organização responsável.
Cada ação é representada por um pin interativo, com destaque para aquelas conectadas à conservação do meio ambiente, justiça racial e à Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP30).
De alcance nacional, o mapa oferece uma navegação intuitiva. Ao clicar nos ícones, o público tem acesso aos detalhes das ações e aos contatos dos responsáveis por cada evento.
Para a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, o mapa é uma ferramenta estratégica para ampliar a visibilidade das iniciativas voltadas à promoção da equidade racial.
“Esperamos que a sociedade se aproprie desse espaço e participe dele, fortalecendo a promoção da igualdade racial como caminho para uma sociedade mais justa”, afirmou em comunicado à imprensa.
As inscrições de eventos devem ser feitas por meio de formulário on-line.