PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Seminário “Agosto Negro” promove diálogos para uma educação antirracista

Em sua 10ª edição, seminário presta homenagem a referências do feminismo negro como Lélia Gonzalez e Maria Beatriz Nascimento, além do líder indígena e escritor Ailton Krenak

Texto: Redação | Foto: Divulgação

lelia-beatriz-site

9 de agosto de 2021

Com o tema “Resistência Afro-Indígena Para Uma Educação Antirracista”, a 10ª edição do seminário “Agosto Para a Igualdade Racial” começa nesta segunda-feira (9), a partir das 19h, com diálogos que trazem reflexões sobre como promover uma abordagem antirracista nas escolas, universidades e instituições de ensino. A programação do Agosto Negro segue até o dia 13 de agosto e terá transmissão pelo canal da Rede de Professores Antirracista.

Idealizado pelo professor e historiador Jair Silva, do Movimento Negro de Campina Grande (MNCG), cidade da Paraíba, o “Agosto Negro” é um espaço quilombista de reflexão e luta contra o racismo no campo de educação e questionamento crítico contra o eurocentrismo que se arraiga no âmbito da edução. O projeto também dedica seu canal a promover de debate sobre a importância cultural e intelectual dos africanos e afro-brasileiros no processo de formação social e histórico da nação brasileira.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Leia também: Livro aborda importância de profissionais negros para construir narrativas antirracistas

Nesta edição, o encontro conta com a participação de escritores e intelectuais indígenas que denunciam as diversas formas de genocídio contra os povos originários, como a demarcação de terras e violação de direitos. A transmissão de abertura tem como tema “Dia Internacional dos Povos Originários” e vai contar com a presença de Naiara da Costa, indígena potiguara e pedagoga; Ana Lúcia Sales, Militante do Movimento Negro de Campina Grande e Estudante do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Lavini Castro, mestra em Relações Étnico Raciais, Vencedora do Prêmio Sim à Igualdade Racial e Criadora da Rede de Professores Antirracistas, além da apresentação artística do poeta, cantor e escritor Babilak Bah.

O Agosto Negro também trará rodas de diálogo em homenagem ao jornalista, ambientalista e líder indígena Ailton Krenak, referência na luta pelos direitos dos povos indígenas dentro e fora do Brasil; e das referências do feminismo negro, Lélia Gonzalez e Maria Beatriz Nascimento.

Entre os convidados baianos do Agosto Negro estão o professor e vereador de Salvador, Sílvio Humberto; e a socióloga e ativista do Movimento de Mulheres Negras, Vilma Reis, que participa da roda de diálogo “Mulheres Negras e Lutas Antirracistas”.

Confira abaixo a programação completa:

  • Dia 9 de Agosto – Segunda-Feira

Dia Internacional Dos Povos Originários

Abertura – 19h

Convidados (as):

Naiara da Costa Nascimento Ummen – Indígena Potiguara/PB- Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, Especialista em Gestão, Supervisão, Orientação e Acadêmica da Pós Graduação em Educação Indígena do Instituto IPB.

Ana Lúcia Sales – Militante do Movimento Negro de Campina Grande e Estudante do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB.

Lavini Castro- Mestra em Relações Étnico Raciais Pelo PPRER/CEFET, Vencedora do Prêmio Sim à Igualdade Racial e Criadora da Rede de Professores Antirracistas.

Jair Silva Ferreira- Militante do Movimento Negro de Campina Grande, Historiador, Idealizador e Coordenador do X Seminário Agosto Para a Igualdade Racial.​

Apresentação Cultural:

Babilak Bah- Poeta, Escritor, Cantor e Compositor.

Palestra: Literatura Indígena e o Legado do Escritor e Ambientalista Ailton Krenak.

Daniel Munduruku – Doutor Em Educação Pela USP, Pós Doutor Em Linguística Pela UFSCar e Escritor.

Edson Kayapó- Escritor, Ambientalista, Doutor Em História da Educação Pela PUC-SP, Professor do IFBA, Docente e Orientador de Pesquisas de Mestrado no Programa de Pós-Graduação Em Ensino e Relações Étnico-Raciais na Universidade Federal do Sul da Bahia-UFSB.

  • Dia 10 de Agosto – Terça-Feira

10h: Câmara Municipal de Vereadores de Campina Grande-PB

AudiênciaPara Debater Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial em Parceria com o Mandato da Vereadora Jô Oliveira do PC do B. ( A audiência será transmitida pelo canal do Youtube dessa casa legislativa ).

Debatedores:

Lídia Moura- Jornalista e Secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana do Governo da Paraíba-SEMDH.

Babalawo Ivanir dos Santos- Pós Doutor Em História Comparada e Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro\ UFRJ.

Silvio Humberto- Professor da Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS, Doutor em Economia Pela UNICAMP e Vereador do PSB de Salvador- BA.

Nazito Pereira- Mestre em Filosofia Pela UFPB e Professor da Rede Estadual de Ensino- PB.

Jair Silva Ferreira- Historiador, Militante do Movimento Negro de Campina Grande e Coordenador do X Seminário Agosto Para a Igualdade Racial.

José Roberto da Silva- Gerente Executivo de Equidade Racial da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana do Governo da Paraíba- SEMDH. ​​

  • Dia 10 de Agosto – Terça-Feira

Roda de Diálogo: Filosofia Africana e Lei 10.639\03 Para Descolonizar o Currículo Escolar.

Horário: 14:30 às 16:30

Debatedores:​

Mariana Gino-Doutoranda Em História Comparada Pela UFRJ, Colaboradora do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas-CEAP e Secretária Geral do Comitê Internacional Joseph Ki-Zerbo Para a África e Diáspora.

Renato Noguera- Doutor Em Filosofia Pela UFRJ e Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ.

Nazito Pereira da Costa Júnior-Mestre em Filosofia Pela Universidade Federal da Paraíba e Professor da Rede Estadual de Ensino -PB.

  • Dia 10 de Agosto – Terça-Feira

Roda de Diálogo: Mulheres Negras e Lutas Antirracistas.

Horário:19:00 às 21:00

Debatedoras:

Vilma Reis- Socióloga, Feminista, Ativista do Movimento de Mulheres Negras e Doutoranda Em Estudos Étnicos e Africanos no Pós Afro\UFBA.

Mestra Joana D’arc da Silva Cavalcante -Nação do Maracatu Encanto do Pina, Grupo Mazuca da Quixaba e Criadora do Baque Mulher de Recife-PE.

Samara Lima- Egbome de Yewa, Doutora Em Antropologia Social Pelo Programa de Pós-Graduação Em Antropologia Social do Museu Nacional da UFRJ, Professora da Universidade Estadual da Paraíba e Ativista do Ajagun Obirín-Coletivo de Mulheres Negras do Rio Grande do Norte.

Lídia Moura- Jornalista e Secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana do Governo da Paraíba-SEMDH.

  • Dia 11 de Agosto – Quarta-Feira

Roda de Diálogo: Resistência Afro-Indígena para uma Educação Antirracista e Lei 11.645\08

Horário: 14:30 às 16:30

Debatedoras:

Valdelice Verón- Liderança do Povo Guarani Kaiowá do Mato Grosso do Sul, Graduada Em Ciências Sociais Pela UFGD, Mestra Em Sustentabilidade dos Povos e Terras Tradicionais e Doutoranda Em Antropologia Social Pela UNB.

Claudilene Maria da Silva- Doutora Em Educação Pela Universidade Federal de Pernambuco\UFPE e Professora da Universidade da Lusofonia Afro-Brasileira\UNILAB.

Lavini Castro- Mestra Em Relações Étnico Raciais Pelo PPRER/CEFET, Vencedora do Prêmio Sim à Igualdade Racial pelo ID_BR e Criadora da Rede de Professores Antirracistas.

Rosângela Accioly Lins- Doutoranda Pelo Programa de Pós- Graduação Em Educação e Contemporaneidade da UNEB- Universidade do Estado da Bahia.

  • Dia 11 de Agosto – Quarta-Feira

Roda de Diálogo: Maria Beatriz Nascimento – Uma Intérprete do Brasil

Horário: 19:00 às 21:00

Debatedores (as):

Claudia Nascimento- Professora, Escritora, Produtora Cultural e Pós-Graduada Em Literatura Brasileira Pela Universidade Federal Fluminense-UFF e Foi Presidenta do Grupo de Trabalho André Rebouças-UFF.

Alex Ratts- Doutor Em Antropologia Social Pela USP e Professor da Universidade Federal de Goiás-UFG.

Petrônio Domingues-Doutor Em História Pela USP, Professor de História da UFS e Pós Doutor Pela UFRJ.

Bethania Nascimento Freitas Gomes- Bailarina e Coreógrafa da Dance Theatre of Harlem.

  • Dia 12 de Agosto- Quinta-Feira

Dia Internacional da Juventude

14:30h: Audiência Pública em Parceria com o Mandato da Deputada Estadual Cida Ramos do PSB na Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba Para Debater o Racismo Estrutural e Genocídio da juventude Negra. ( A sessão será transmitida pelo canal do Youtube da ALPB).

Debatedores(as):

Mônica Vilaça- Doutoranda em Sociologia Pelo PPGS da Universidade Federal da Paraíba\UFPB, Militante da Marcha da Negritude Unificada da Paraíba e do Movimento de Mulheres Negras- PB.

Jadiele Berto- Bacharel em Geografia Pela UFPB e Agente de Direitos Humanos do Centro de Referência da Igualdade Racial João Balula do Governo da Paraíba. Vereadora Jô Oliveira do PC do B e Mestra em Serviço Social Pela UEPB.

Lidia Moura- Jornalista e Secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana do Governo da Paraíba.

Babalawo Ivanir dos Santos- Pós Doutor Em História Comparada e Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro\ UFRJ.

Silvio Humberto- Professor da Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS, Doutor em Economia Pela UNICAMP e Vereador do PSB de Salvador- BA.

Nazito Pereira- Mestre em Filosofia Pela UFPB e Professor da Rede Estadual de Ensino- PB.

Jair Silva Ferreira- Historiador, Militante do Movimento Negro de Campina Grande e Coordenador do X Seminário Agosto Para a Igualdade Racial.

  • Dia 12 de Agosto- Quinta-Feira

Roda de Diálogo: Literatura Afro-Brasileira e Indígena.

Horário: 14:30 às 17h

Debatedores(as):

Relançamento do Livro Um Estranho Espadarte na Aldeia \ Escritor e Professor do IFBA Edson Kayapó.

Aline Ngrenhtabare Lopes Kayapó- Escritora, Ativista do Movimento de Mulheres Indígenas e Integrante do GRUMIN-Grupo Mulher Educação Indígena.

Auritha Tabajara- Escritora, Poeta, Cordelista e Primeira Mulher Indígena Com Livros Publicados Em Cordel no Brasil.

Guellwaar Adún- Poeta, Escritor, Compositor, Tradutor e Editor da Ogum’s Toques.

Babilak Bah- Poeta, Cantor, Compositor e Escritor.

  • Dia 12 de Agosto – Quinta-Feira

Roda de Diálogo: Lélia Gonzalez- Uma Intelectual Amefricana.

Horário: 19:00 às 21:00

Debatedores(as):

Dyane Brito Reis Santos- Doutora Em Educação Pela UFBA, Professora Associada II e atual Diretora do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB.

Zelinda dos Santos Barros: Doutora Em Estudos Étnicos e Africanos Pelo Centro de Estudos Afro Orientais\CEAO da Universidade Federal da Bahia\UFBA e Professora da Universidade da Lusofonia Afro-Brasileira-UNILAB.

Januário Garcia- Ex-Presidente do Instituto de Pesquisas das Culturas Negras\IPCN e Fotógrafo. ( IN MEMORIAM )

  • Dia 13 de Agosto – Sexta-Feira

Relançamento do Livro História Social da Intolerância Religiosa no Brasil.

Horário: 14:30 às 16:30

Autores:

Babalawo Ivanir dos Santos- Pós Doutor em História Comparada e Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro\UFRJ.

Mariana Gino-Doutoranda em História Comparada Pela UFRJ, Colaboradora do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas-CEAP e Secretária Geral do Comitê Internacional Joseph Ki-Zerbo Para a África e Diáspora.

Lavini Castro – Mestra em Relações Étnico Raciais Pelo PPRER/CEFET, Ganhadora do Prêmio Sim à Igualdade Racial do ID_BR e Criadora da Rede de Professores Antirracistas.

  • Dia 13 de Agosto – Sexta-Feira

Roda de Diálogo: Genocídio da População Negra e dos Povos Indígenas

Horário: 19:00 às 20:30

Debatedores:

Cacique Almir Narayamoga Suruí- Líder Do Povo Indígena Paiter Suruí, Coordenador Executivo do Parlamento Indígena do Brasil, Biólogo Pela PUC de Goiás e Doutor Honoris Causa Pela Universidade Federal de Rondônia.

Mônica Vilaça- Doutoranda em Sociologia Pelo PPGS da Universidade Federal da Paraíba\UFPB, Militante da Marcha da Negritude Unificada da Paraíba e do Movimento de Mulheres Negras- PB.

Douglas Belchior-Historiador, Representante da Coalização Negra Por Direitos e do Movimento UNEafro Brasil.

  • Conferência de Encerramento: Ciência e Tecnologias Africanas.

Horário: 20:30 às 22h

Palestrante: Bárbara Carine Soares Pinheiro- Professora da UFBA, Escritora, Mestra e Doutora Em Ensino de Química Pelo Programa de Pós-Graduação de Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA\UEFS.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano