PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Acusados de racismo, tenistas são presos durante torneio disputado em Santa Catarina

O colombiano Christian Rodríguez e o venezuelano Luis David Martínez foram detidos pela Polícia Militar após episódios registrados no Challenger de Itajaí
Os tenistas Christian Rodríguez e o venezuelano Luis David Martínez no Challenger de Itajaí em Santa Catarina, em janeiro de 2026.

Os tenistas Christian Rodríguez e o venezuelano Luis David Martínez no Challenger de Itajaí em Santa Catarina, em janeiro de 2026.

— Reprodução/Esporte News Mundo

23 de janeiro de 2026

Dois tenistas estrangeiros, o colombiano Christian Rodríguez e o venezuelano Luis David Martínez, foram presos pela Polícia Militar (PM) na noite de quinta-feira (22), acusados de atos racistas durante o torneio Challenger de Itajaí, realizado no Itamirim Clube de Campo, em Santa Catarina. A informação foi divulgada primeiro pelo UOL.

Na ocasião, a dupla enfrentava os brasileiros Igor Marcondes e Eduardo Ribeiro. Após a derrota, o venezuelano teria feito um gesto imitando um macaco em direção às arquibancadas e em seguida, cumprimentado os adversários na rede.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Por sua vez, o colombiano se envolveu em uma discussão com um funcionário da organização logo após deixar a quadra e também foi acusado de ofensas racistas. Após a partida, os dois atletas foram presos pela Polícia Militar depois de deixarem o local e seguirem para o hotel onde estavam hospedados.

A Alma Preta entrou em contato com a Federação Catarinense de Tênis (FCT) e com a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) para obter mais informações sobre o caso. As entidades encaminharam a demanda à organização do torneio e divulgaram notas oficiais nas redes sociais.

Em comunicado, a CBT afirmou que repudia qualquer forma de racismo ou discriminação e destacou que o esporte deve ser um espaço de respeito, igualdade e inclusão. 

A Federação Catarinense de Tênis também declarou solidariedade às vítimas e apoio às ações da organização, além de reforçar que “a modalidade promove união e respeito e não compactua com atitudes que não transmitam o espírito esportivo”.

A organização do torneio, o Itajaí Open, também repudiou o ocorrido e confirmou a atuação da Polícia Militar. Segundo os organizadores, não foram aplicadas outras punições esportivas porque os atletas já estavam eliminados da competição.

“O ocorrido durante o jogo de duplas hoje no Itajaí Open teve ação imediata da Polícia Militar que estava presente e tomou as devidas providências dentro da legislação brasileira. O Itajaí Open repudia veementemente o racismo ou a discriminação de qualquer natureza”, afirmou em nota enviada à Alma Preta.

A reportagem tentou contato com a Polícia Militar, mas até a publicação desta matéria não houve retorno. O espaço segue em aberto. 

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Thayná Santana

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano