PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Encontro de juventude de terreiro acontece em Campinas

18 de janeiro de 2018

Evento que acontece desde 2013 chega a sua quinta edição na Casa de Cultura Fazenda Roseira

Texto / Thalyta Martina
Imagem / Acervo Comunidade Jongo Dito Ribeiro

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Acontece na Casa de Cultura Fazenda Roseira entre os dias 19 e 21 de janeiro a quinta edição do Encontro Juventude de Terreiro da região Metropolitana de Campinas. O evento reúne jovens de religiões de matriz africana com idades entre 15 e 35 anos para dialogar sobre políticas e movimentos da juventude e eleições.

A proposta do encontro é promover o respeito entre as diferentes nações e religiões dessa matriz, como explica uma das organizadoras do evento, Vanessa Dias. “O objetivo é aglomerar comunidades de povos tradicionais de matriz africana. É uma das demandas do coletivo promover convivência e conversas, porque tem muitas diferenças”.

A ideia de fazer um evento que reunisse jovens dessas religiões surgiu em 2013 e o primeiro encontro aconteceu em janeiro de 2014 com pessoas de diversas cidades da região metropolitana de Campinas. Em edições anteriores temas como combate à intolerância religiosa e patrimônio nos terreiros, diferenças entre as religiões de matrizes africanas e manuseio de ervas foram abordados.

Este ano, a organização prevê receber 60 jovens que irão conviver, conversar sobre o sistema eleitoral e discutir sobre movimentos da juventude no país. As atividades previstas para este ano vão desde manuseio com a terra, até atividades de convivência, aprendizados com os mais velhos e produções coletivas. O domingo contará com um almoço de encerramento com os pais dos jovens que estão no evento. “A juventude que passa por esse encontro tem que deixar a sua marca e, também, a contribuição para o espaço”, afirma Dias.

Vanessa explica que a hospedagem e alimentação são gratuitas. “A ideia é que o jovem vá e fique do começo ao fim na fazenda, na casa de cultura”, ressalta.

Serviço
Local: R. Domingos Haddad, 1 – Residencial Parque da Fazenda, Campinas
Dia: 19 de janeiro de 2018
Horário: 19h

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano