Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Chefe do parlamento de Madagascar é destituída do cargo

Na quinta-feira (28), a Suprema Corte Constitucional de Madagascar anunciou a destituição da presidente do parlamento de Madagascar, Christine Razanamahasoa.
Um homem iça a bandeira de Madagascar e outros países-mebros da União Africana (UA) em frente ao Palácio do Congresso, em Niamey, Níger, durante evento de preparação do encontro da UA, em 2 de julho de 2019

Foto: Issouf Sanogo/AFP

31 de março de 2024

A deputada Christine Razanamahasoa, ex-apoiadora do atual presidente do país, Andry Rajoelina, foi destituída do cargo de líder da Assembleia Nacional madagascarense, conforme comunicado do Suprema Corte Constitucional do país.

A decisão do tribunal que removeu Christine Razanamahasoa, de 72 anos, cita “violação flagrante” da linha de conduta do seu partido e do seu papel como presidente da Casa — a câmara baixa do país, cujo parlamento é um sistema bicameral.

Pouco antes do primeiro turno das eleições presidenciais de novembro de 2023, Razanamahasoa, que havia se tornado importante figura da oposição, tentou pedir a suspensão do pleito.

Após semanas de protestos da oposição denunciando suposta conspiração para garantir um segundo mandato para Rajoelina, ela disse que a suspensão era necessária para garantir “paz” e “harmonia” na ilha africana do oceano Índico. À época, a própria corte constitucional chegou a pedir o adiamento das eleições no país devido às tensões políticas.

O então ex-presidente de Madagascar, Andry Rajoelina, candidato à reeleição, acena para apoiadores durante evento de campanha em Antananarivo, 10 de outubro de 2023
O então ex-presidente de Madagascar, Andry Rajoelina, candidato à reeleição, acena para apoiadores durante evento de campanha em Antananarivo, 10 de outubro de 2023 (Rijasolo/AFP)

A parlamentar tem histórico de atuação política no país. Razanamahasoa, ex-magistrada, chegou a ocupar o cargo de ministra da Justiça entre 2009 e 2013. Já em 2014, ocupou a presidência da Assembleia Nacional por alguns entre fevereiro e maio, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo.

Saiba mais sobre Madagascar

Localizada no oceano Índico, Madagascar tem cerca de 28,8 milhões de habitantes e tem como línguas oficiais o malgaxe e o francês. A maioria de seus habitantes são cristãos e a população tem uma idade média de 20 anos e expectativa de vida de 68,5 anos.

*Com informações da agência AFP

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano