PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Nigéria: 137 sequestrados em escola voltam às suas famílias

Libertados no domingo (24), 137 alunos sequestrados no início de março por homens armados no noroeste da Nigéria voltaram às suas casas na quinta-feira (28).
Crianças libertadas após sequestro são devolvidas às suas famílias, em Kuriga Nigéria, 28 de março de 2024

Foto: Emmanuel Buba/AFP

31 de março de 2024

As 137 crianças libertadas, que estudavam em uma escola de Kuriga, no noroeste do país mais populoso da África, foram submetidas a exames médicos ao longo de vários dias antes do retorno às suas casas. Conforme a agência francesa AFP, seis delas tiveram que ser hospitalizadas para tratar ferimentos. Pelo menos uma pessoa adulta sequestrada junto às crianças morreu, segundo autoridades nigerianas.

As crianças chegaram a Kuriga na tarde da quinta-feira (28) e foram recebidas por seus familiares. Uma das crianças sequestradas relatou à AFP que os sequestradores davam pouca comida e foram agredidas durante o período de cativeiro.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A Nigéria, no oeste da África, tem sido cenário de sequestros em massa nos últimos anos e costumam gerar comoção internacional. Os sequestros costumam ocorrer nas regiões noroeste e centro norte do país.

Os sequestradores costumam ter como alvos escolas, aldeias e rodovias, locais no quais podem realizar os sequestros de grandes números de pessoas para exigir resgates.

Oficialmente, o pagamento de resgates é proibido na Nigéria por uma lei de 2022. As autoridades locais costumam negar publicamente quaisquer pagamentos por reféns libertos após negociações com os sequestradores.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Redação

    A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano