PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pesquisar
Close this search box.

União Africana participa da cúpula de juventudes do G20 pela primeira vez

Após se tornar membro efetivo do G20, União Africana enviará delegação de jovens ao evento no Rio de Janeiro
Chido Cleopatra, enviada Especial de Juventude da União Africana, participou da pré-cúpula do Y20 em Belém (PA).

Foto: Divulgação

8 de agosto de 2024

A cúpula de juventudes do G20, Youth20, contará com a presença da União Africana (UA) pela primeira vez na história do evento. O encontro, que este ano tem como sede a cidade do Rio de Janeiro, contará com 200 representantes internacionais entre os dias 10 e 17 de agosto.

Reconhecido como um dos fóruns de mais alto nível de influência internacional, o Y20 debaterá com a juventude temas como o combate à fome, à pobreza e à desigualdade; mudanças climáticas, transição energética e desenvolvimento e inclusão e diversidade.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A presença da União Africana entre as delegações veio através da aprovação da entrada do bloco no G20, medida que conferiu aos 55 países do continente africano as mesmas condições que a União Europeia e outros 19 países que compõem o “Grupo dos Vinte”. A região representa cerca de 20% do território mundial. 

Para o presidente do Y20, Marcus Barão, o ingresso dos países africanos garante uma importante representatividade para grande parcela da juventude global. “Cerca de 60% da população africana está abaixo dos 25 anos. Essa juventude tem que ter espaço para discutir os problemas globais e apresentar as suas perspectivas”, declara.

Antes da entrada da União Africana como membro efetivo, em 2023, a África do Sul era o único país do continente africano no grupo. Neste ano, Angola, Egito e Nigéria também irão participar das discussões do Y20 como convidadas. 

“Neste momento, a participação das juventudes brasileiras, africanas e de outras regiões do mundo no Y20 não apenas endossa a reforma do sistema de governança global para torná-lo mais justo, mas também assegura a continuidade desse processo através de novas lideranças”, afirma Leandro Corrêa, representante da delegação brasileira. 

Os debates do fórum da juventude servirão para a formação de um documento que será entregue aos Chefes de Estado presentes na cúpula do G20, prevista para ocorrer em novembro na cidade do Rio de Janeiro. Paralelo às discussões, o fórum prevê uma série de atividades para engajar a juventude brasileira com o evento.

  • Verônica Serpa

    Graduanda de Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano