Evento conta com participações de Rosane Borges, Oswaldo de Camargo, Pedro Borges, e com intervenções artísticas de Akins Kintê, quem declamará poemas de jornalistas da imprensa negra
Texto / Pedro Borges
Imagem /
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
O Alma Preta organiza um debate sobre literatura e mídia negra no dia 16 de maio, quarta-feira, das 19h30 às 21h30, no espaço de leitura do Sesc Consolação, localizado no 3° andar do prédio. A conversa conta com a participação de Rosane Borges, jornalista e pós-doutoranda em Ciências da Comunicação, Oswaldo de Camargo, poeta e escritor, e Pedro Borges, jornalista e cofundador do Alma Preta.
A imprensa negra, uma das primeiras manifestações jornalísticas não hegemônicas a surgir no Brasil, em 1833, com o jornal “O Homem de Cor”, no Rio de Janeiro, tem uma proximidade histórica com a literatura.
A maior parte dos cadernos do século XX é repleta de textos informativos com teor literário, e de crônicas e poesias. Essa, que na historiografia hegemônica brasileira foi apontada como uma característica negativa da imprensa negra, é vista de modo positivo pelo movimento negro e os estudiosos das relações raciais.
Rosane Borges acredita que o jornalismo e a literatura, ao longo da história brasileira, ou excluíram a figura negra, ou a reduziram a determinados estereótipos. Para ela, a imprensa e a literatura negra possibilitam o olhar do mundo a partir da perspectiva negra e resgatam a esse sujeito a condição humana.
“Debater esses dois temas em conjunto é a possibilidade da gente reestabelecer uma linha histórica de como duas formas de expressão foram e continuam sendo importantíssimas para criar outra cena do visível, do racismo, de África. A gente tem duas áreas que sempre trabalharam em conjunto da população negra para solicitar acesso a uma soberania desde sempre negada”, afirma.
Durante a atividade haverá também a intervenção artística do poeta Akins Kintê. A equipe do Alma Preta e Oswaldo de Camargo preparam uma lista de poesias feitas pelos jornalistas da imprensa negra, que serão declamadas pelo poeta.
A atividade faz parte do projeto organizado pelo Sesc Consolação chamado “Mídias Alternativas e Movimentos Sociais”, uma série de encontros entre representantes de meios de comunicação alternativos da década de 70 e produtores de conteúdo de blogs, rádios virtuais e redes sociais de hoje.
Serviço
O debate sobre literatura e mídia negra acontecerá em 16 de maio (quarta-feira), às 19h30, no Sesc Consolação (rua Doutor Vila Nova, 245, Vila Buarque). Interessados poderão confirmar presença no evento aberto no Facebook para o encontro.