Lançamento acontece nesta sexta-feira, 6 de março, no Centro Histórico do Pelourinho
Texto: Redação | Imagem: Divulgação
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
O estado existencial da população negra em diáspora é o tema do livro “Banzo”. A terceira obra do escritor Davi Nunes será lançada nesta sexta-feira (6) no Centro de Estudos dos Povos Afro Indígenas Americanos (CEPAIA), em Salvador, na Bahia.
“Banzo perpassa a história dos negros na diáspora e é um sentimento poderoso que implode e explode. Algumas explosões são arte heróica: o blues, chorinho, jazz, rap e poesia. Outras são implosões a se perderem no buraco negro e plácido da existência, numa escuridão boa, consoladora, ancestral ou mesmo no grito solitário de desespero e morte”, conta o autor.
Davi Nunes relata ter se inspirado nos artistas negros Aimé Césaire e Jean Michel Basquiat. “É um livro profundamente influenciado pelo neo-expressionismo de Jean Michel Basquiat – traços de fina angústia e heroísmo – e pelo surrealismo ancestral dos versos de Aimé Césaire – naco imagético, brilho de âmbar negro no mundo”, acrescenta.
A apresentação de “Banzo” foi escrita pela pesquisadora e intelectual negra Ana Carla Portela e o posfácio pelo escritor Allan da Rosa. A ilustração é do designer Daniel Santana. O livro está disponível para venda no Facebook e no Instagram da Editora Organismo.
O autor
Nascido em Salvador, Davi Nunes cresceu nas periferias da capital baiana. Além de escritor, é poeta, roteirista e doutorando em Literatura, Cultura e Contemporaneidade na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde pesquisa o Banzo na literatura brasileira do século XX.
Em 2019, o autor lançou o livro infantil “Bucala: A Pequena Princesa do Quilombo do Cabula, em adaptação para a animação. Seu primeiro livro, “Zanga”, composto por contos, foi lançado em 2018. O escritor também mantém um blog chamado “Duque dos Banzos”.
Serviço:
Lançamento do livro “Banzo”, de Davi Nunes
Quando: 6 de março, sexta-feira, às 18h30
Onde: Centro de Estudos dos Povos Afro Indígenas Americanos (CEPAIA) | Largo do Carmo, nº 04, Centro Histórico do Pelourinho, Salvador, Bahia.