Com 35 vagas para cada turma, as formações abordam temas como captação de recursos, comunicação, relacionamento com poder público, produção artística, dimensão técnica da bateria, entre outros
Texto / Redação
Imagem / Divulgação
Edição / Simone Freire
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
O Carnaval da Quebrada, programa de fomento à cultura do carnaval de rua nas periferias de São Paulo, está com inscrições abertas para o curso “Quero botar meu bloco na rua”.
A iniciativa é focada em oferecer encontros de formação gratuitos para agentes que fortalecem a cultura do carnaval nos territórios periféricos da cidade de São Paulo.
A ação acontece por meio do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais – Pro-Mac, da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo (SP), com patrocínio Nextel.
Desde abril, o Carnaval Na Quebrada vem realizando intercâmbios em espaços culturais independentes nas periferias, provocando o encontro de representantes de blocos de carnaval com diferentes trajetórias e experiências profissionais. Ainda no mesmo mês, o projeto realizou a primeira edição do curso “Quero botar meu bloco na rua”, que tem três edições ao todo.
No mês de maio, serão realizadas mais duas edições para contemplar a participação de coletivos, artistas independentes, produtores culturais e grupos que movimentam o carnaval de rua na cidade.
Ao todo são 70 vagas, sendo 35 para cada turma. Os encontros da segunda turma acontecem durante os dias 8, 9 e 10 de maio, das 18h às 21h. Já as formações da terceira turma serão realizadas durante os dias 15, 16 e 17 de maio, no mesmo horário. As inscrições para participar dos cursos de Introdução ao Carnaval de Rua, Planejamento e Recursos e Imagem, estarão abertas até o dia 5 de maio.
A Pipoca, plataforma de experiências culturais para pessoas e para a cidade, criou o Carnaval Na Quebrada com o objetivo de apoiar ações que movimentam territórios e mobilizam moradores para usufruir de momentos de alegrias nas regiões mais afastadas do centro expandido.
“O curso possui uma dimensão estratégica que é oferecer aos agentes culturais a possibilidade de aprimorar os conhecimentos que ele já consolidou ao longo da sua trajetória, a fim de tornar suas ações na comunidade ainda mais impactantes tanto na gestão do bloco, como no relacionamento com apoiadores, moradores e poder público”, explica o produtor cultural Rogério Oliveira, colaborador da Pipoca e um dos facilitadores do curso.
Para o processo de seleção, os interessados em participar do curso “Quero botar meu bloco na rua” devem acessar o formulário de inscrição clicando nos números das turmas 2 e 3, escolhendo assim as datas que possuem disponibilidade para acessar as formações.
“Além do apoio financeiro que destinamos aos blocos de rua nas periferias, nós compreendemos que outro recurso fundamental é a produção de conhecimento sobre a cena cultural do carnaval da cidade, por isso, estamos realizando intercâmbios culturais e formações, para viabilizar essa troca de vivências e aprendizados”, finaliza o produtor cultural.
Serviço
Carnaval da Quebrada – Curso “Quero botar meu bloco na rua”
Turma 1: 8, 9 e 10 de maio
Inscrições: https://forms.gle/Po45wPVysH5NsqAH8
Turma 2: 15, 16 e 17 de maio
Inscrições: https://forms.gle/z5AdMVe8pUYM9CQu9
Mais informações: [email protected]