PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Coletivos Pan-Africanistas promovem debates sobre Stokley Carmichael e Panteras Negras

14 de dezembro de 2017

Atividade acontece na Biblioteca Municipal Alceu Amoroso Lima, em São Paulo-SP, nesta sexta-feira com participação da pesquisadora Raquel Barreto, do rapper Fuca e apresentação de Beto Cruz.

Texto / Vinicius Martins
Imagem / biography.com

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Kwame Ture ou simplesmente Stokley Carmichael é um ícone da luta antirracista nos Estados Unidos e no mundo. Nascido em Trinidad e Tobago, na América Central, viveu nos EUA desde os 11 anos de idade. Lá cresceu e se constituiu como ativista no movimento pelos direitos civis da população afro-americana, liderança importante ao popularizar a ideia do Black Power e como Primeiro-Ministro Honorário do Partido dos Panteras Negras.

Sua história e sua atuação política ao lado dos Panteras ilustram a 17ª edição do Encontro dos Filhos da África, idealizado pela União de Coletivos Pan-Africanistas. A atividade acontece nesta sexta-feira (15), às 18h, na Biblioteca Municipal Alceu Amoroso Lima, em São Paulo.

O debate conta com a participação de Raquel Barreto, doutorando em história pela Universidade Federal Fluminense e pesquisadora da história dos Panteras Negras. Completa a mesa de discussão o rapper e orientador sócio-educativo, Fuca. A apresentação do rapper Beto Cruz fecha a noite de atividades.

Para Raquel Barreto, discutir os Panteras Negras e seus membros possui importância histórica mesmo para o contexto brasileiro.

“É importante destacar também a experiência dos Panteras em confrontar abertamente o racismo estrutural, a supremacia branca e as desigualdades sociais e econômicas, as quais estavam submetidos afro-americanos. E também seu esforço constante na educação política da comunidade negra”, reflete.

Serviço

17º Encontro dos Filhos da África
Sexta-feira, 15 de dezembro de 2017.
Local: Biblioteca Municipal Alceu Amoroso Lima – Rua Henrique Schaumann, 777, Pinheiros, São Paulo-SP
Entrada gratuita

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano