PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Curso “Escurecendo” discute as faces do racismo no Rio de Janeiro

Aulas vão de 16 de novembro a 14 de dezembro, sempre aos sábados, das 9h às 12h; inscrições devem ser feitas pela internetre

14 de novembro de 2019

A segunda edição do curso “Escurecendo” acontece nos dias 16, 23 e 30 de novembro e 7 e 14 de dezembro com o objetivo de construir novos paradigmas de conhecimento e refl etir as faces do racismo. As aulas serão aos sábados, das 9h às 12h, na Rua Dom Gerardo, 62, sala 1.503, Praça Mauá, no centro do Rio de Janeiro.

De acordo com o psicólogo, escritor e ativista Nelson Gentil, idealizador do projeto, o curso é uma produção independente que surgiu a partir de suas inquietações diante do atual cenário social e a urgência de compartilhar conteúdos e experiências com a comunidade negra.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A dinâmica do curso, assim como na primeira edição, parte de uma apresentação dos participantes, seguida de uma colocação inicial do professor convidado e de uma roda de conversa. Nelson Gentil conta que os cinco encontros serão pautados em questões pertinentes ao empoderamento negro.

“Vejo neste formato um grande potencial de descolonização do pensamento que a todo momento é atacado por conteúdos brancos. Essa representatividade negra é muito importante para o empoderamento do nosso povo. Seguimos cada vez mais na luta antirracista”, explica.

Programação

A aula inaugural será neste sábado, 16 de novembro, com o tema “Genocídio, epistemicídio e racismo religioso no Brasil”. Ministrada pela historiadora Carolina Rocha, o encontro visa discutir como as produções intelectuais africanas são perseguidas, em especial no campo religioso.

Na aula da semana seguinte, dia 23 de novembro, o tema será “Nós por nós”. Ministrada pelo psicólogo, escritor e ativista Nelson Gentil, a ideia é, a partir de uma roda de conversa, refletir sobre o cotidiano da população negra.

Já em 30 de novembro, o professor Leonardo Peçanha ministra uma aula sobre “O racismo pelo olhar da transmasculinidade Negra”. Em 7 de dezembro, a psicóloga Fernanda Nascimento discute “A clínica voltada para o povo negro – ancestralidade em foco”. O intuito é descolonizar a psique da comunidade negra na busca por uma relação mais saudável com o cotidiano marcado pelo enfrentamento ao racismo.

As aulas de encerramento do curso, no dia 14 de dezembro, serão ministradas pela psicóloga Aline Maia e pelo professor Rogério das Dores. Os temas serão, respectivamente, “Racismo e suas implicações no desenvolvimento infantil” e “Identidade negra e relações de poder”.

As inscrições devem ser feitas pela internet, através da plataforma Sympla. Basta clicar e escolher o curso que deseja participar. O investimento para cada aula é de R$ 40 e ao fim da formação os participantes recebem certificado. Mais informações podem ser obtidas por meio do WhatsApp (21 99025-8952).

Serviço:

Segunda edição do curso “Escurecendo”

Data: 16, 23 e 30 de novembro e 7 e 14 de dezembro

Horário: 9h às 12h

Local: Rua Dom Gerardo, 63, Edifício Centro Rio, 15° Andar, Praça Mauá, Rio de Janeiro – RJ.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano