Prevista para 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, a estreia do filme “Marighella” no Brasil foi cancelada. O longa, estrelado por Seu Jorge no papel principal e dirigido por Wagner Moura, enfrenta problemas na liberação de verbas da Agência Nacional do Cinema (Ancine).
Em comunicado, a produtora do filme, O2 Cinema, informou não ter conseguido cumprir todos os trâmites exigidos pela Ancine. Em agosto, a agência negou dois pedidos da produtora referentes ao reembolso de recursos no valor de R$ 1 milhão. O dinheiro havia sido investido na realização do filme.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Segundo a Diretoria Colegiada da Ancine, a verba teria sido aprovada como parte do orçamento original e não poderia ser ressarcida com recursos públicos. A agência também negou o adiantamento de recursos para a comercialização do longa.
“Marighella” conta a história do ex-deputado, poeta e guerrilheiro assassinado em 1969 pela Ditadura Militar. Sem data prevista para chegar aos cinemas brasileiros, o filme segue como atração em vários festivais de cinema do mundo.
Confira o trailer: