Atividade organizada por alunos da ESPM terá discussões sobre o modo como pessoas negras são retratadas em produtos publicitários e o panorama em agências
Texto / Amauri Eugênio Jr.
Imagem / Divulgação
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A população negra vem sendo retratada como coadjuvante social no universo publicitário. De acordo com a área de inclusão social da Promotoria de Justiça de Direitos Humanos da Capital, de São Paulo, apenas 24% dos comerciais veiculados em 2016 tinham protagonistas negros, sejam crianças ou casais.
Ainda, estudo do Instituto Etnus feito em 2015, 0,7% dos cargos de alta direção em grandes agências do país eram ocupados por pessoas negras. Ou seja, a cada mil funcionários nesse nível de hierarquia, 35 são negros. Enquanto isso, 4,7% dos cargos de gerências têm pretos ou pardos ocupando-os.
Logo, é possível estabelecer relação de causa e efeito entre a presença ínfima de profissionais negros e a baixa representatividade desse grupo social em peças publicitárias – isso quando não há reforço de estereótipos e preconceitos socialmente arraigados.
Discutir sobre esse panorama e possíveis saídas para equalizar as relações étnico-raciais é a premissa do “Debate: Racismo na Publicidade”, evento organizado por alunos de publicidade e propaganda da ESPM.
Os convidados para falar sobre como a população negra é retratada na mídia e a ausência de profissionais com esse perfil étnico-racial em agências são Gabriela Rodrigues, senior strategic planner na Ogilvy & Mather e autora do guia “Linguagem Não Sexista na Publicidade”; Rosenildo Ferreira, jornalista e consultor em projetos de pró-comunicação para a diversidade e negócios para a comunidade afro-brasileira, que tem como um dos cases a consultoria prestada à agência J. Walter Thompson, que aumentou o número de negros em processos seletivos; e Vagner Soares, assistente de arte na agência Artplan e desenvolvedor da apresentação “Dear Publicidade People”, que denuncia o racismo velado utilizado por publicitários.
O debate analisará o panorama no mercado de trabalho, motivos pelos quais há poucas pessoas negras em agências e medidas afirmativas para melhorar esse quadro, assim como análise de materiais publicitários nos quais pretos e pardos são retratados.
Onde e quando será?
“Debate: Racismo na Publicidade”, que conta com o apoio do Coletivo Negro Afroria, acontecerá na sexta-feira (19), às 11h, no Auditório Renato Castelo Branco, na ESPM (rua Doutor Álvaro Alvim, 123, vila Mariana, São Paulo). Interessados poderão também confirmar presença no evento aberto no Facebook.