A entidade quer atuar diretamente dentro do SUS
Texto / Lucas Veloso | Edição / Pedro Borges | Imagem / Agência Brasil
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Nesta terça-feira (26), acontece o pré lançamento do Instituto Equânime Afro Brasil, a partir das 19h.
Criada por Agnaldo Guimarães, Priscila França e Maicon Nunes, a organização pretende atuar diretamente sobre os direitos humanos das pessoas negras no país.
“Neste momento político, que enfrentamos, precisamos estar em todos espaços de tomadas de decisões e resistência”, definiu Priscila França. “Fizemos uma listagem de pessoas amigas que, pelas vivências, sabemos que comungava dos mesmos sonhos e criamos a ideia”, completou.
De maneira concreta, a iniciativa promoverá, no próximo ano, uma pesquisa quantitativa e qualitativa para saber se a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra está sendo aplicada com seriedade, promover coletas de dados sobre usuários do SUS e a qualidade nos atendimentos e equipamentos.
Outras pretensões do grupo é promover dentro do sistema público uma consultoria sobre a importância de falar sobre racismo e suas formas de ação, através do treinamento dos trabalhadores e usuários e fomentar trabalhos, pesquisas e artigos científicos sobre o tema.
Serviço
Pré-lançamento do Instituto Equânime Afro Brasil | 26 de novembro, às 19h | Auditório da Escola de Contas do Município – Avenida Professor Ascendino Reis, 1130 – Vila Clementino, São Paulo – SP